9 de Maio de 2018 –

03 dicas para você dominar a arte de liderar

O conceito de liderança modificou muito ao longo do tempo, o estereótipo de autoridade máxima, com conduta rígida, excesso de controle e quase nenhuma interação com a equipe que lidera já não é o modelo mais indicado dentro das corporações. Essas características causam insatisfação, desmotivação e até mesmo doenças ocupacionais. Liderança é definida atualmente, como a capacidade de influenciar e incentivar pessoas a trabalhar com entusiasmo, em algo ou objetivo em comum.

1) Como liderar e conduzir pessoas ao alinhamento ideal?

Toda equipe bem sucedida tem um bom líder à frente que influencia e direciona o time para o alinhamento ideal e eficaz das metas e objetivos. Conduzir pessoas, lidar com diversos tipos de temperamentos, ser justo e coerente, ter comprometimento, paciência, ganhar o carisma e o respeito de todos, são tantas habilidades necessárias nessa arte de comandar um grupo, que é preciso saber como fazer para obter sucesso, ou então, buscar o desenvolvimento necessário para adquirir essas técnicas.

Pesquisas apontam que líderes com senso de humor atingem mais resultados positivos por conquistarem mais facilmente a confiança, gerarem maior aproximação, reconhecerem os pontos fortes e fracos das pessoas, montando assim, uma equipe mais competente e integrada. O senso de humor também propicia um clima adequado, melhora o humor de todos, desarma mal humorados e favorece aberturas para feedbacks e transparências.

2) Descubra qual é o seu estilo de liderança

Existem 03 estilos clássicos de liderança:

  • A liderança Autocrática é autoritária, onde líder impõe as ideias e decisões e não escuta a opinião do grupo;
  • A liderança Democrática é quando o líder estimula a participação da equipe e orienta sobre as atividades. É quando se decide sobre as opiniões após um debate com os envolvidos;
  • A liderança Liberal é quando há liberdade e confiança no grupo, o líder delega as funções e tem a participação limitada.

O perfil ideal é o de um líder motivador da sua equipe, mantendo a persistência e a busca constante pela vitória. O conhecimento e a constante atualização, com cursos, palestras, comprava a real capacitação para o cargo que ocupa. Planejar atividades semanais e mensais e propor alternativas para os problemas identificados e ainda, saber delegar as atividades, torna o líder mais eficiente e eficaz no trabalho, alcançando resultados mais assertivos.
Outro comportamento positivo é deixar a equipe por dentro dos projetos e resultados esperados. Repassar as informações é uma forma de inserção e isso proporciona mais incentivo e mais produtividade. A recompensa também ganha destaque entre os fatores essenciais da função, uma boa liderança reconhece, gratifica e elogia constantemente os talentos individuais e esforços da equipe.

3) Aprimore seu investimento pessoal e se torne um bom líder

E como melhorar o seu desenvolvimento pessoal e tornar-se um bom líder? A resposta é autoinvestimento, é aperfeiçoar constantemente a sua carreira, manter-se aberto às mudanças e buscar o sempre o seu crescimento. Faça uma avaliação das suas habilidades e competências e priorize o que precisa ser melhorado. Busque o aprimoramento e mantenha-se preparado e qualificado no mercado de trabalho. Um bom líder é também ter a consciência de que aprimorar-se é fundamental.

Susan | Gemba Group

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