3 de setembro de 2017 –

06 habilidades que todo gerente de projetos precisa ter

O Gerente de Projetos é o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto e que precisa possuir conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas para atingir ou exceder às necessidades ou expectativas dos envolvidos e patrocinadores do projeto.

O sucesso de um profissional da área não depende apenas do conhecimento das ferramentas e das técnicas de gestão. Se você tem a intenção de ser tornar um Gerente de Projetos, deve se atentar a algumas habilidades necessárias para seguir essa carreira.

O Gerente de Projetos, acima de tudo, deve ser um profissional organizado. Algumas vezes, ele pode gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, por isso, essa é uma habilidade muito importante. Existem várias ferramentas disponíveis que ajudam a desenvolver essa aptidão.

HABILIDADES DE UM GERENTE DE PROJETOS

1. Ser um líder: um bom gerente de projetos estabelece direções, alinha pessoas, incentiva e inspira toda a equipe.

2. Saber se comunicar: o gerente de projetos deve ser transparente e ser aberto à troca de ideias e opiniões. É ele quem relata o progresso do projeto, decidindo quem, quando, de que forma e a quem reportar o desempenho do projeto.

3. Ser negociador: o profissional discute com objetivo de chegar a um acordo, ocorre em torno de diversas questões, em diversos momentos e vários níveis do projeto, ou seja, lida o tempo todo com diferentes interesses e busca sempre conclusões que sejam satisfatórias para ambas as partes.

4. Solucionar problemas: o gerente de projetos  deve entender o problema, analisar suas causas e identificar as soluções viáveis e que mais se adequam ao momento.

5. Entender prazos: o gerente deve cumprir a linha de base do cronograma, pois caso não esteja indo de acordo ao planejado caberá a ele recomendar e implementar ações corretivas e preventivas para ajustar o projeto.

6. Influenciar na organização: O profissional deve ter habilidade para fazer as coisas acontecerem na empresa, por isso é importante conhecer o mecanismo de política da organização.

Se você sente que agora é a hora, conheça os cursos que a Escola Gemba oferece para que você possa se tornar um expert em Gestão de Projetos:

Até logo!

Escola Gemba

Artigos Relacionados

11/09/2018 –

Os 49 processos de gerenciamento identificados no Guia PMBOK® são também agrupados em 10 áreas de conhecimento distintas. Mas o…

Escola Gemba

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.