3 de setembro de 2017 – ,

5 maneiras de medir o sucesso de qualquer projeto

Um projeto não bem-sucedido é sinônimo de prejuízo para a empresa. Seguir apenas os itens indicados do PMBoK não são garantia de eficiência, pois outros fatores determinantes devem ser levados em consideração para obter sucesso em um projeto.

O que determina se um projeto foi ou não bem sucedido? Quais itens devem ser avaliados para chegar a uma conclusão? Ter sucesso em um projeto é realizá-lo dentro do planejado. Os cinco itens abaixo são de extrema importância para avaliar se o seu Projeto vai apresentar os resultados satisfatórios que deveria.

Custo: o projeto foi realizado dentro do orçamento definido?

Tempo: como está o cronograma do projeto? Ele foi realizado dentro do tempo que deveria?

Escopo: é o norte do projeto, tudo o que deve ser entregue. O que precisa ser entregue está dentro do prazo estipulado? Foi concluído com mínimo de alterações? Datas precisam ser respeitadas.

Qualidade: o projeto cumpriu todos os requisitos com a qualidade desejada e foi aceito sem restrições?

Satisfação dos interessados: como foi o processo de construção do projeto? E o resultado final? A avaliação feita pelas pessoas envolvidas é muito importante para evitar problemas.

Sendo assim, o conceito de sucesso do Projeto é: ter o projeto concluído dentro do período de tempo alocado, dentro do custo orçado, no nível adequado de desempenho ou especificação, com aceitação dos resultados pelo cliente, com alterações de escopo mínimas ou acordadas mutuamente, sem alterar o desenvolvimento e sem alterar a cultura corporativa.

Para que tudo isso aconteça e saia conforme planejado, o papel do Gerente de Projetos é extremamente importante. Ter um profissional responsável e que acompanhe cada detalhe de perto faz toda a diferença para que os projetos tenham sucesso.

Torne-se um profissional qualificado em exercer essa profissão cada vez mais valorizada.!

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.