10 de Janeiro de 2018 – ,

7 dicas para aumentar a motivação no trabalho

Manter a motivação no trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Talvez esse seja um dos maiores desafios para muitos profissionais. A desmotivação profissional acontece por diversos motivos, seja acúmulo de atividades, pressão, convivência com pessoas difíceis, cobranças, muitas horas trabalhadas, falta de reconhecimento, salário insatisfatório, etc.. Esses fatores são responsáveis pelo cansaço físico e mental, que interferem no rendimento e levam ao desgaste emocional.

Identificar as causas da desmotivação é um primeiro passo para superá-las. Muitos dos fatores que incomodam podem ser administrados. Desistir simplesmente e partir para outra pode não ser a melhor solução, as dificuldades e barreiras estão por toda a parte. Por isso, antes de “jogar tudo para cima”, opte sempre em se dedicar mais, dar o melhor de si e ser otimista. A autoconfiança é o primeiro passo para mudar este cenário, mostrar mais suas competências e com disposição vão lhe ajudar a sentir mais satisfação consigo mesmo.

Alguns comportamentos apontam quando um colaborador está desmotivado e provavelmente interferindo no rendimento e resultados de toda a organização:

  • Reclamações excessivas e uso demasiado de palavras negativas;
  • Isolamento dos colegas de trabalho;
  • Impaciência com o término do expediente;
  • Não realizar tarefas além do esperado;
  • Resistência á mudanças e críticas construtivas;
  • Falta de interesse em participar das atividades propostas pela empresa.

Alguns pequenos passos podem ajudar a reverter este quadro. E aceitar que a mudança começa em você provavelmente lhe trará resultados bem positivos. Pense com carinho, não é difícil, basta praticar um pouco todos os dias e logo você estará em um novo ritmo profissional.

Veja essas dicas que separamos para você:

1)    Trate as pessoas de forma igual: todas merecem o devido respeito. Não deixe de cumprimentar, de sorrir e de ser solícito quando necessário;

2)    Procure ajuda: Se estiver sobrecarregado, ou com dificuldade perante alguma situação, informe seu superior, ou fale com alguém próximo a você que poderá lhe ajudar a encontrar uma solução. Se isolar ou guardar o problema para si só vai dificultar;

3)    Reconheça e elogie mais: esse comportamento só lhe trará benefícios, mais amigos e um campo energético positivo.

4)    Reveja seus projetos atuais e designe metas: Buscar o resultado esperado é fundamental para motivar-se mais. Quando temos um objetivo a alcançar nos dedicamos mais, nos esforçamos e buscamos o resultado. O desafio é algo que motiva o ser humano;

5)    Atualize seus conhecimentos: Buscar novos aprendizados, treinamentos e capacitações sempre serão benéficos. Além de você fazer algo novo e novas amizades, você estará investindo em você, ampliando suas chances de crescimento profissional e quem sabe um aumento de salário??

6)     Se precisar recorra ao médico: Se perceber que o desânimo está atrelado ao cansaço demasiado, problemas de concentração e stress que prejudicam a sua saúde, vá à um especialista; a psicoterapia é outra opção para entender causas emocionais;

7)    E pratique atividades externas: faça algo que lhe proporcione prazer, pode ser uma atividade física, um relaxamento e até mais encontros com os amigos. Estimular a serotonina, componente químico que atua no cérebro e ajuda a melhorar o humor e aliviar o desânimo ou a depressão.

Susan | Gemba Group

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

A3 ESTRATÉGICO – HOSHIN KANRI
A3 ESTRATÉGICO – HOSHIN KANRI

06/02/2018

4hs

08h às 12hs

O desdobramento da estratégia, ou desdobramento de metas ou ainda Hoshin Kanri, é o sistema de planejamento estratégico da Toyota.

MAIS INFORMAÇÕES

COMO FAZER UM CRONOGRAMA
COMO FAZER UM CRONOGRAMA

06/02/2018

4hs

13 às 17hs

O Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento do tempo de um Projeto.

Programa do Curso: • Introdução ao Gerenciamento de Projetos • Processos da Gestão de Projetos • Gestão do Tempo em Projetos • O que é um Cronograma • Como fazer um Cronograma • Ciclos de vida do Projeto • Como estruturar um cronograma • Recomendações Práticas para elaboração e manutenção de Cronogramas O Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento do tempo de um Projeto.

MAIS INFORMAÇÕES

Administração do Tempo
Administração do Tempo

06/02/2018

8hs

8h às 17hs

Você anda sem tempo para cumprir todas as suas tarefas no trabalho? Às vezes até leva trabalho para casa? Anda reclamando, sente irritação, não tem tempo de sair ou ficar com a família, ou de namorar, ler um livro, ir para a academia? Vive com sono, não tem tempo para novas atividades e sempre adia projetos pessoais?  Se você respondeu que sim a duas ou mais perguntas, talvez não esteja sabendo administrar seu tempo. Mas não se preocupe: isso tem jeito, se aprende.

MAIS INFORMAÇÕES