17 de abril de 2018 – ,

7 passos para aumentar a sua produtividade

Produtividade é rentabilidade. É a relação entre recursos utilizados, com a capacidade de gerar e ser eficiente no resultado final. É fazer mais, em menos tempo. Uma entidade mais eficiente, com redução constante de perdas, custos, desperdícios, influencia diretamente na competitividade e melhoria contínua.

O grau de produtividade de uma pessoa indica o nível de eficácia da mesma. Uma empresa com resultados na produtividade é uma empresa referência e diferenciada perante aos concorrentes. E como ser produtivo, de forma disciplinada, prestando atenção nos detalhes e aproveitando ao máximo o tempo disponível nos dias de hoje?

Separei algumas dicas bacanas pra você. Confira:

1- Priorize as tarefas

Ordene suas atividades por prioridade, comece executando as mais difíceis. Fazendo assim, as atividades mais desafiadoras vão sendo eliminadas e a agenda do dia ficando mais leve. A organização é fundamental neste processo. Procure listar os objetivos do dia, de preferência com prazos de tempo e entrega. Faça uma coisa de cada vez.  Se você possui tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realizá-las uma por vez.

 

2- Delegue funções

Abraçar e se envolver em cada detalhe pode tomar muito do seu tempo. Isso retarda seus resultados e muito provavelmente lhe deixará estressado no final do dia. Envolva os outros, repasse tarefas e coloque responsabilidade nisso. Com essas atitudes o foco em cada tarefa poderá ser maior aumentando a qualidade dos resultados e reduzindo o tempo necessário para realizá-las. Além disso, vão aumentar o bom relacionamento com os colegas! 😉

3- Evite distrações

Redes sociais, rádio, telefone, televisão, conversas paralelas, entre outros desperdiçadores de tempo são inimigos da produtividade eficaz, por isso, desconecte-se e foque mais tempo na execução das tarefas. Remova essas distrações antes mesmo de começar a trabalhar. Se você não precisa da internet para executar certas tarefas, corte o acesso por completo. Você perceberá em pouco tempo o quanto sua produtividade aumentará.

4- Pausas

Fazer pequenos intervalos a cada 3 horas podem evitar desgastes desnecessários. Procure se alimentar, seja apenas com um café, ou até mesmo fazer um alongamento, isso renovará a sua disposição.

5- Alimentos

Evitar certos tipos de alimentos também ajuda a manter a produtividade. Reduza comidas gordurosas ou “pesadas”. Se você quer melhorar sua performance, selecione para suas refeições alimentos de fácil digestão que agradem seu paladar e que sejam ricos em nutrientes. Dessa forma sua disposição aumenta, seu dia fica mais produtivo e seu corpo agradece.

 

6- Controle a ansiedade

Sim, esta é uma das maiores vilãs do bom rendimento pessoal. Evite se envolver com problemas profissionais logo que acorda ou ainda, deixar de aproveitar a família e os momentos de lazer. Outra boa dica neste caso é a prática de uma atividade física, vai te auxiliar na resistência, aumento da confiança, autoestima e ainda liberar a endorfina, substâncias que provocam a sensação de bem estar. Ou, ainda, pratique meditação! Feche os olhos e reflita sobre o mundo a sua volta e como você interage como ele. Os resultados podem ser fantásticos.

 

7-Beba água

Pesquisas apontam que pessoas que bebem água regularmente ao longo do dia apresentam mais produtividade. Uma pessoa em condições normais precisa ingerir em média 2 litros de água por dia. Para alguns pode ser um desafio, mas beber água é essencial pra manter os seus níveis de energia e de saúde. Você pode usar aquela velha e boa técnica de ter sempre uma garrafa bonita por perto, que aumentará as suas chances de beber mais água ao longo do dia e evita com desperdício de tempo tendo que se deslocar até a cozinha pra encher um copo várias vezes por dia.

 

Dias produtivos para você! Até logo.

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

21/08/2018

8hs

08h às 17hs

Você anda sem tempo para cumprir todas as suas tarefas no trabalho? Às vezes até leva trabalho para casa?

MAIS INFORMAÇÕES

INDICADORES DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

21/08/2018

8hs

08h às 17hs

Treinamento sobre construção e aplicação de indicadores de desempenho.

MAIS INFORMAÇÕES

KANBAN

22/08/2018

8hs

08h às 17hs

Kanban é um sinal que movimenta o processo produtivo ou supermercados internos(buffer) através de informaçoes simples, objetiva, direta e binária.

MAIS INFORMAÇÕES