17 de maio de 2018 –

Como sua mente está programada para encarar os desafios?

Mindset é uma palavra da língua inglesa que significa “mentalidade” ou “atitude mental”. É a forma como a sua mente está programada para pensar diante de uma determinada situação. É composto por nossas crenças, nas experiências que adquirimos desde crianças, sejam boas ou ruins, e que tornaram um “start” de defesa ou ação perante uma circunstância, ou seja, o que acreditamos é o que gera nossos pensamentos e consequentemente nossos sentimentos, nossas ações e resultados.

O nosso mindset permite que vejamos as situações da vida de modo otimista ou pessimista, e esse comportamento pode ser também a chave para alcançarmos o sucesso ou o fracasso. O que mentalizamos, enviamos para o nosso cérebro! Pensar positivo atraem fatores positivos; acreditar na vitória, na conquista, de uma forma ou outra obteremos o sucesso desejado, e da mesma maneira quando acreditamos que não somos capazes, que não conseguimos alcançar os objetivos, então assim, estamos determinando o nosso fracasso. O pensamento é o começo, é a forma como trabalhamos nosso mindset.

Nosso cérebro tenta nos proteger de tudo o que é desconhecido, apresentando obstáculos na aceitação de novos desafios e situações, como se fosse uma defesa, portanto é preciso treiná-lo constantemente, estimulando com pensamentos positivos, dedicação, foco e persistência.

  • O Fixo é o modelo mental das pessoas que acreditam que suas habilidades são constantes e que possuem personalidade e inteligência necessária para conquistar objetivos. Se obtém sucesso em algum desafio, significa que apenas estão comprovando sua capacidade. Neste universo, o fracasso está em encontrar as adversidades, pois acreditam que as habilidades não podem ser desenvolvidas, e por isso, se frustram constantemente, por não buscarem alternativas perante um problema que acreditam que não conseguirão resolver.
  • Já o Mindset Crescente as pessoas entendem que as qualidades são habilidades que podem ser trabalhadas e melhor desenvolvidas, com garra e determinação. Essas pessoas são consideradas mais inteligentes e capazes, por acreditarem no possível e estarem constantemente buscando a evolução. Quando falham, aprendem com os erros e fortalecem a autoconfiança. Neste quadro, o fracasso significa o oposto, ao se depararem com uma adversidade, buscam diversas opções para resolvê-la, acreditando que as ações na busca da assertividade são mais importantes do que o próprio resultado, pois a experiência gera aprendizado, que gera desenvolvimento.
  • Tudo na vida é uma questão de hábito, por isso, o mindset pode ser mudado, ou seja, tendo consciência que o padrão mental pode prejudicar os resultados é preciso desenvolver a atitude mental com pensamentos positivos. Alterar a realidade para aquilo que é desejado, com foco e boa vontade é possível mudar as ações e conquistar a transformação desejada.

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

21/08/2018

8hs

08h às 17hs

Você anda sem tempo para cumprir todas as suas tarefas no trabalho? Às vezes até leva trabalho para casa?

MAIS INFORMAÇÕES

INDICADORES DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

21/08/2018

8hs

08h às 17hs

Treinamento sobre construção e aplicação de indicadores de desempenho.

MAIS INFORMAÇÕES

KANBAN

22/08/2018

8hs

08h às 17hs

Kanban é um sinal que movimenta o processo produtivo ou supermercados internos(buffer) através de informaçoes simples, objetiva, direta e binária.

MAIS INFORMAÇÕES