12 de janeiro de 2018 – , , ,

Conheça as ferramentas de qualidade para alavancar sua empresa

O sucesso estratégico de uma empresa está altamente ligado à preocupação com a qualidade, de produtos e serviços e do nível de satisfação que ela consegue obter. Esse deve ser o principal objetivo de uma corporação.

A definição de qualidade existe há milênios, mas como objetivo de gerenciamento é algo mais recente. Quando se fala em conceito de qualidade é a somatória de todos os processos dentro de uma corporação sendo executados da melhor forma na busca do melhor resultado.

O mercado é ditado pelo cliente, é ele quem determinará qual o caminho seguir e qual solução a buscar. As ofertas de mercado são imensas, a competitividade cada vez mais acirrada, por isso buscar a qualidade nas organizações não é uma tarefa tão fácil assim. Muitas empresas ainda sofrem com barreiras instaladas, burocráticas e mal desenvolvidas para a busca dos resultados:

  • Modelo inadequado de organização; 
  • Falta de comprometimento dos profissionais envolvidos; 
  • Falta de aproximação entre setores, gerências; 
  • Falta de conhecimento do produto, serviço; 
  • Falta de identificação de problemas;  
  • Escolaridade ou competência baixa do trabalhador.

Veja algumas ferramentas que podem ser usadas para resolver a maioria dos assuntos relacionados à qualidade:

  1. Fluxograma: auxilia a identificação do caminho que o produto ou serviço precisa percorrer; mostra as etapas sequenciais do processo;
  2. Diagrama Ishikawa: identifica as possíveis causas de um problema e seus efeitos;
  3. Folhas de Verificação: lista de itens que serão marcados a partir do momento que forem realizados;
  4. Diagrama de Pareto: gráfico usado para estabelecer classificação nas causas e perdas que precisam ser sanadas;
  5. Histograma: mostra através de um gráfico de barras a distribuição de frequência de dados obtidos por medições;
  6. Diagrama de Dispersão: apresenta o que acontece com uma variável quando outra muda;
  7. Controle Estatístico de Processo: mostra as tendências dos pontos de observação em um período de tempo.
  8. 5S: São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade;
  9. PDCA: ferramenta para executar as etapas planejar, executar, checar e agir para controlar um processo de uma empresa.

As ferramentas da qualidade ajudam a organização a aumentar o nível de satisfação, através da identificação dos problemas e consequentemente, a diminuição desses. Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade auxilia a empresa a ganhar o mercado, se manter nele e continuar competitiva.

Conheça todos os cursos da área de qualidade clicando aqui.

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.