12 de Janeiro de 2018 – , , ,

Conheça as ferramentas de qualidade para alavancar sua empresa

O sucesso estratégico de uma empresa está altamente ligado à preocupação com a qualidade, de produtos e serviços e do nível de satisfação que ela consegue obter. Esse deve ser o principal objetivo de uma corporação.

A definição de qualidade existe há milênios, mas como objetivo de gerenciamento é algo mais recente. Quando se fala em conceito de qualidade é a somatória de todos os processos dentro de uma corporação sendo executados da melhor forma na busca do melhor resultado.

O mercado é ditado pelo cliente, é ele quem determinará qual o caminho seguir e qual solução a buscar. As ofertas de mercado são imensas, a competitividade cada vez mais acirrada, por isso buscar a qualidade nas organizações não é uma tarefa tão fácil assim. Muitas empresas ainda sofrem com barreiras instaladas, burocráticas e mal desenvolvidas para a busca dos resultados:

  • Modelo inadequado de organização; 
  • Falta de comprometimento dos profissionais envolvidos; 
  • Falta de aproximação entre setores, gerências; 
  • Falta de conhecimento do produto, serviço; 
  • Falta de identificação de problemas;  
  • Escolaridade ou competência baixa do trabalhador.

Veja algumas ferramentas que podem ser usadas para resolver a maioria dos assuntos relacionados à qualidade:

  1. Fluxograma: auxilia a identificação do caminho que o produto ou serviço precisa percorrer; mostra as etapas sequenciais do processo;
  2. Diagrama Ishikawa: identifica as possíveis causas de um problema e seus efeitos;
  3. Folhas de Verificação: lista de itens que serão marcados a partir do momento que forem realizados;
  4. Diagrama de Pareto: gráfico usado para estabelecer classificação nas causas e perdas que precisam ser sanadas;
  5. Histograma: mostra através de um gráfico de barras a distribuição de frequência de dados obtidos por medições;
  6. Diagrama de Dispersão: apresenta o que acontece com uma variável quando outra muda;
  7. Controle Estatístico de Processo: mostra as tendências dos pontos de observação em um período de tempo.
  8. 5S: São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade;
  9. PDCA: ferramenta para executar as etapas planejar, executar, checar e agir para controlar um processo de uma empresa.

As ferramentas da qualidade ajudam a organização a aumentar o nível de satisfação, através da identificação dos problemas e consequentemente, a diminuição desses. Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade auxilia a empresa a ganhar o mercado, se manter nele e continuar competitiva.

Conheça todos os cursos da área de qualidade clicando aqui.

Susan | Gemba Group

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

A3 ESTRATÉGICO – HOSHIN KANRI
A3 ESTRATÉGICO – HOSHIN KANRI

06/02/2018

4hs

08h às 12hs

O desdobramento da estratégia, ou desdobramento de metas ou ainda Hoshin Kanri, é o sistema de planejamento estratégico da Toyota.

MAIS INFORMAÇÕES

COMO FAZER UM CRONOGRAMA
COMO FAZER UM CRONOGRAMA

06/02/2018

4hs

13 às 17hs

O Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento do tempo de um Projeto.

Programa do Curso: • Introdução ao Gerenciamento de Projetos • Processos da Gestão de Projetos • Gestão do Tempo em Projetos • O que é um Cronograma • Como fazer um Cronograma • Ciclos de vida do Projeto • Como estruturar um cronograma • Recomendações Práticas para elaboração e manutenção de Cronogramas O Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento do tempo de um Projeto.

MAIS INFORMAÇÕES

Administração do Tempo
Administração do Tempo

06/02/2018

8hs

8h às 17hs

Você anda sem tempo para cumprir todas as suas tarefas no trabalho? Às vezes até leva trabalho para casa? Anda reclamando, sente irritação, não tem tempo de sair ou ficar com a família, ou de namorar, ler um livro, ir para a academia? Vive com sono, não tem tempo para novas atividades e sempre adia projetos pessoais?  Se você respondeu que sim a duas ou mais perguntas, talvez não esteja sabendo administrar seu tempo. Mas não se preocupe: isso tem jeito, se aprende.

MAIS INFORMAÇÕES