Informações do Curso

13 e 20/11/2018

Descrição:

O Design Thinking é um dos métodos mais efetivos e atuais em termos de inovação nos negócios, que proporciona o desenvolvimento de um novo mindset nos processos organizacionais. Ele usa colaboração e favorece a empatia na criação de soluções, além de disseminar a cultura do aprender fazendo, além disso destacam-se o protagonismo e autonomia gerados em sua aplicação pelos participantes.
O treinamento tem o objetivo de desenvolver e testar soluções de melhoria e inovação em produtos, processos ou projetos viáveis e aplicáveis na realidade das empresas participantes.

O Design Thinking conta com quatro etapas conhecidas como “o duplo diamante”, em quatro momentos principais: Descobrir, Definir, Desenvolver, Delivery (entregar). Essas etapas serão cumpridas na prática pelos colaboradores, ao longo do treinamento e durante o intervalo de prática (1 semana ou conforme acordado) a fim de desenvolver e entregar o protótipo de uma solução para um desafio identificado pelo grupo.

Recomenda-se alinharmos sobre o desafio que a (s) equipe (s) pretende desenvolver solução para que o aprendizado prático seja melhor orientado e acompanhado.

Metodologia:

O Design Thinking é o próprio método a ser seguido como principal estratégia de aprendizagem, com o objetivo de oferecer a compreensão do processo bem como desenvolver e testar no próprio encontro ideias de soluções, melhorias ou inovação em produtos, processos ou projetos, aplicáveis na realidade da empresa. O que faz com que o encontro seja 90% prático e 100% aplicável após o treinamento.

Através  do “aprender fazendo”, da vivência prática das etapas do Design Thinking (Descobrir, Definir, Desenvolver, e Delivery/Entregar) e suas correspondentes ferramentas (como por exemplo as entrevistas, diálogos, mapa da empatia, jornada do usuário, brainstorm, sessão generativa, prototipação, etc), os participantes serão levados a praticar em grupos e cada grupo será capazes de desenvolver e entregar o protótipo de uma solução para um desafio real identificado previamente.

Em um ambiente multidisciplinar e horizontal, os participantes encontram confiança e estímulo para olharem os desafios por novos ângulos e, conforme os princípios andragógicos, refletir as vivências para sua prática e os seus desafios diários, de forma aplicável e replicável. A abordagem do Design Thinking, por se embasar em modelos mentais pautados na empatia, colaboração e inovação, favorece o uso de práticas de aprendizagem dialógica, cocriação, investigação apreciativa e uma série de ferramentas adequadas para fazer emergir em cada participante seu potencial criativo e inovativo.

Conteúdo Programático:

DIA 1Manhã

Introdução:

  • Validação de expectativas;
  • Vivência e sensibilização para a inovação e os Modelos Mentais do Design Thinking, que viabilizam a Inovação e a geração de soluções para desafios do grupo;
  • Identificação do Desafio Estratégico a ser trabalhado;
  • Apresentação dos conceitos e etapas da metodologia;
  • Prática para compreensão das etapas.

Dia 1 – Tarde

Etapa I – Descoberta

“O ato de projetar soluções inovadoras e relevantes, que atendam às necessidades das pessoas, começa com o entendimento de suas necessidades, expectativas e aspirações para o futuro. “ (IDEO.org). Nesta etapa os colaboradores serão orientados a utilizar principalmente de métodos qualitativos para descoberta sobre o problema que gostariam de solucionar, por serem capazes de revelar necessidades profundas, desejos e aspirações e a revelar oportunidades.

Prática de Intervalo – Aplicação da Descoberta

Aplicar métodos vistos em sala, tais como: entrevistas, grupos focais e diagnósticos, que permitem às pessoas expressar seus valores e necessidades e descrever os obstáculos com suas próprias palavras.

Objetivos:                                                                  

  • Determinar quem deve ser abordado;
  • Ganhar empatia;
  • Coletar dados e histórias.                               

Resultados:

  • Análise de Discursos;
  • Observações sobre a realidade organizacional;
  • Entendimento Profundo das necessidades, barreiras e restrições.

DIA 2 – Manhã

ETAPA II – Definir

Esta é a etapa de análise e organização das informações coletadas. Nela será possível obter padrões e identificar áreas de oportunidade para geração de soluções e protótipos. Será feita a apresentação dos resultados e tomada de decisão estratégica.

Objetivos:                 

  • Entender os dados;
  • Identificar Padrões;
  • Definir oportunidades.

Resultados:

  • Áreas de oportunidades;
  • Princípios e critérios.

Dia 2 – Tarde

ETAPA III – Desenvolver

Nessa fase, o objetivo é a geração de ideias e soluções práticas, viáveis e desejáveis para o desafio proposto. Para isso, são utilizadas técnicas de criatividade, ferramentas como brainstorming e será realizada a priorização de ideias que atendam aos critérios identificados pelo grupo.

Objetivos:

  • Geração de ideias;
  • Integração de soluções existentes;
  • Priorização de criação de soluções.

Resultados:

  • Proposta de solução

ETAPA IV – Delivery (Entregar)

Nessa etapa produz-se um Mínimo Produto Viável que servirá para testar e validar a solução criada. Os colaboradores serão estimulados a validar hipóteses e premissas da sua solução de maneira ágil e eficaz através de um sistema rápido de modelagem

Objetivos:

  • Validar as propostas;
  • Coletar Feedbacks e fazer ajustes;
  • Preparar implementação;
  • Engajar colaboradores.                                                   

Resultados:   

  • Protótipos;
  • Planos de Implementação piloto.

Para quem é
este curso:

Não se esqueça:

13/11/2018

08h às 17hhs

16hs

Empresas atendidas pela Gemba Group

Depoimentos

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