3 de setembro de 2017 – Green Belt
Para realizar mudanças e melhorias é importante que algum método seja utilizado para direcionar como algo deve ser conduzido.
No caso da implantação do Seis Sigma em uma empresa, existem diferentes roteiros que podem ser seguidos, mas um dos mais importantes é o modelo DMAIC – Define, Measure, Analyse, Improve, Control.
Esse método, desenvolvido na década de 80 pela Motorola, é focado na redução de variação dos processos existentes na empresa e consequentemente, melhorá-los. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar processos administrativos, entre outros. Se bem estruturado, as chances das mudanças tornarem-se melhorias são muito grandes
E é nesse processo que entram os Green Belts, que aplicam a metodologia Seis Sigma (DMAIC) como parte de seus trabalhos, mas não se dedicam exclusivamente à ela.
O significado de DMAIC e o fluxo de atividades do Green Belt
Esse anagrama de 5 palavras representa as cinco etapas pelas quais deve-se passar ao longo de um projeto, sendo:
– Definir
Esta etapa consiste basicamente em definir o problema, a meta, o cliente a ser atendido e o processo a ser investigado, ou seja, definir as metas de melhoria do processo que são coerentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.
– Medir
Após definido o problema, é necessário selecionar os meios pelos quais serão medidos os progressos no projeto, tomando como base os dados atuais e os objetivos traçados para desenvolver a base de futuras comparações.
– Analisar
Nesta fase identifica-se os fatores de influência e as causas que determinam seus comportamentos. O foco é a análise dos dados coletados e a determinação raiz das causas de defeitos e oportunidades de melhoria.
– Melhorar
Nesta etapa, o objetivo é melhorar ou otimizar o processo com base nas análises realizadas, implementando os ajustes necessários para torná-lo padronizado.
– Controlar
Por último, ajusta-se o gerenciamento do processo e do sistema de controle para que as melhorias alcançadas sejam mantidas ao longo do tempo e para garantir que quaisquer variações sejam corrigidas antes de resultarem em defeitos.
Os especialistas Green Belts dominam o método DMAIC e as ferramentas Six Sigma. Ter um profissional com esse conhecimento na empresa trará bons resultados em sua área de atuação.
Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.
Curso voltados para as não conformidades observadas em Sistemas de Gestão.
MAIS INFORMAÇÕES
Kanban é um sinal que movimenta o processo produtivo ou supermercados internos(buffer) através de informações simples.
MAIS INFORMAÇÕES
O curso tem por objetivo familiarizar o usuário com a ferramenta do Excel.
MAIS INFORMAÇÕES