3 de setembro de 2017 –

Green Belt e o modelo DMAIC

Para realizar mudanças e melhorias é importante que algum método seja utilizado para direcionar como algo deve ser conduzido.

No caso da implantação do Seis Sigma em uma empresa, existem diferentes roteiros que podem ser seguidos, mas um dos mais importantes é o modelo DMAIC – Define, Measure, Analyse, Improve, Control.

Esse método, desenvolvido na década de 80 pela Motorola, é focado na redução de variação dos processos existentes na empresa e consequentemente, melhorá-los. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar processos administrativos, entre outros. Se bem estruturado, as chances das mudanças tornarem-se melhorias são muito grandes

E é nesse processo que entram os Green Belts, que aplicam a metodologia Seis Sigma (DMAIC) como parte de seus trabalhos, mas não se dedicam exclusivamente à ela.

O significado de DMAIC e o fluxo de atividades do Green Belt

Esse anagrama de 5 palavras representa as cinco etapas pelas quais deve-se passar ao longo de um projeto, sendo:

– Definir

Esta etapa consiste basicamente em definir o problema, a meta, o cliente a ser atendido e o processo a ser investigado, ou seja, definir as metas de melhoria do processo que são coerentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

– Medir

Após definido o problema, é necessário selecionar os meios pelos quais serão medidos os progressos no projeto, tomando como base os dados atuais e os objetivos traçados para desenvolver a base de futuras comparações.

– Analisar

Nesta fase identifica-se os fatores de influência e as causas que determinam seus comportamentos. O foco é a análise dos dados coletados e a determinação raiz das causas de defeitos e oportunidades de melhoria.

– Melhorar

Nesta etapa, o objetivo é melhorar ou otimizar o processo com base nas análises realizadas, implementando os ajustes necessários para torná-lo padronizado.

– Controlar

Por último, ajusta-se o gerenciamento do processo e do sistema de controle para que as melhorias alcançadas sejam mantidas ao longo do tempo e para garantir que quaisquer variações sejam corrigidas antes de resultarem em defeitos.

Os especialistas Green Belts dominam o método DMAIC e as ferramentas Six Sigma. Ter um profissional com esse conhecimento na empresa trará bons resultados em sua área de atuação.

Gemba Group

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

DESIGN THINKING

17/07/2018

16hs

8h às 17hs

Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

MAIS INFORMAÇÕES

GESTÃO E LIDERANÇA DE PESSOAS E PROCESSOS

17/07/2018

8hs

8h às 17hs

O treinamento proporcionará a combinação entre teoria, exercícios e dinâmicas em grupo, focada em desenvolver o novo papel do líder na atuação de gestão de pessoas e processos.

MAIS INFORMAÇÕES

INTRODUÇÃO À MENTALIDADE ENXUTA

19/07/2018

8hs

8h às 17hs

O treinamento é destinado a profissionais que estão iniciando seus conhecimentos sobre Lean Manufacturing e tem como finalidade o entendimento dos princípios.

MAIS INFORMAÇÕES