3 de setembro de 2017 – ,

O que faz um gestor Lean?

Manter a empregabilidade ou conquistar um novo espaço no mercado de trabalho são dois assuntos muito comentados devido ao nosso cenário econômico atual. Por isso, a necessidade de qualificação e exigência de conhecimento dos profissionais estão ainda mais em alta. Independente de qual for o cargo ou profissão, o mercado requer pessoas com novas habilidades e preparadas para encarar novos desafios.

Neste sentido, abre-se uma nova possibilidade para aqueles que conhecem a filosofia lean de gestão. Há uma demanda crescente por profissionais que buscam otimização nas empresas e aumentam sua produtividade, por isso, aqueles que conseguem dominar e aplicar o sistema têm lugar garantido no mercado de trabalho.

Os profissionais lean buscam constantemente duas coisas:

  1. Eliminar desperdícios, implementando a melhoria contínua de seus próprios processos;
  2. Criar valores que atendam às necessidades dos clientes.

Por isso, seguir a profissão de gestor lean altera muitos hábitos de trabalho e operações, visando o funcionamento mais produtivo e eficiente da empresa.

Diferente do gestor tradicional, que é focado em crescimento e na visão de futuro da empresa, o Gestor Lean:

  • Entende que para conseguir resultados ao longo do tempo ele deve entregar o máximo de valor que puder ao seu cliente;
  • Tem sua visão focada na melhoria dos processos da companhia. Primeiramente, ele trabalhará junto com seu time para eliminar desperdícios, exercendo um papel de coaching, gerando engajamento entre a equipe e, consequentemente, uma cultura lean. Por isso, é importante observar que para ser lean, todos da empresa devem exercer o seu papel.

Sua forma de enxergar o crescimento também é diferente do gestor tradicional, pois entende que para crescer é necessário uma combinação de menores lead times, aliado a alta qualidade e bons serviços entregues ao cliente.

Não importa qual cargo o gestor lean assume, mas sim, o seu grau de responsabilidade e comprometimento.

Os gestores lean também:

  • Implementam diariamente técnicas e práticas em suas atividades;
  • Possuem uma visão sistêmica da empresa;
  • São muito próximos aos locais onde as coisas acontecem, observando o dia-a-dia das operações.

Por isso, conseguem identificar áreas problemáticas, ter ideias para sugerir melhorias e implementar as mudanças adequadas.

Seguir a carreira Lean demanda qualificação profissional e mudanças nas atitudes e comportamentos. Você está preparado para isso?

Adapte-se a este novo formato de gestão. O Programa de Formação Profissional Lean oferecido pelo Gemba Group capacita você para aprender a transformar um processo comum em um processo enxuto. Você será qualificado a implementar, gerenciar e monitorar projetos baseados no Lean Thinking.

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.

DESIGN THINKING

18/09/2018

16hs

08h às 17hs

REDESENHANDO PROCESSOS E SERVIÇOS PARA MELHOR PERFORMANCE

MAIS INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO SIX SIGMA YELLOW BELT

18/09/2018

16hs

08h às 17hs

Neste programa de formação a nível YELLOW BELT será apresentado noções básicas sobre a filosofia Lean Six Sigma.

MAIS INFORMAÇÕES

GESTÃO E LIDERANÇA DE PESSOAS E PROCESSOS

20/09/2018

8hs

08h às 17hs

O curso proporcionará a combinação entre teoria, exercícios e dinâmicas em grupo, focada em desenvolver o novo papel do líder.

MAIS INFORMAÇÕES