19 de março de 2018 – , , ,

PDCA – Você sabe o que é e para quê serve?

É uma ferramenta de gestão baseada na repetição. De maneira macro, o ciclo controla e melhora processos de forma contínua, ou seja, deve fazer parte da rotina da empresa que busca assertividades constantes. A ferramenta é aplicada em qualquer ramo ou área de atividade para garantir o alcance das metas e resultados traçados de uma organização.

SERVE PARA QUÊ?

O PDCA é um ciclo de análise e melhoria contínua e pode ser considerado como o método mais geral para se trabalhar com qualidade. É a base da maioria das ferramentas para a análise de problemas, melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe (DMAIC / MASP / A3 / CAP-Do).

O ciclo PDCA facilita a tomada de decisões, estabelece a integridade, padroniza as atividades e determina o ideal relacionamento entre os objetivos com as especificações. É utilizada para melhorar também o nível de gestão através do controle eficiente de atividades internas e externas, mas, antes de iniciar a fase de execução, é necessário que todos os envolvidos no processo estejam comprometidos.

COMO FUNCIONA

O ciclo tem início pela etapa P = Plan (planejar), onde é necessário definir objetivos de cada processo dentro da empresa, como identificação dos problemas, metas e plano de ação. Nesta fase o detalhamento é muito importante para um resultado mais eficaz.

Em seguida o ciclo D = Do (fazer). Esse é o momento que precisa colocar em prática o planejamento exatamente como foi detalhado, qualquer mudança é preciso reavaliar e reorganizar para o bom andamento.

O C = Check (checar) é a implantação dos processos através das próprias ferramentas. Nesse momento é necessário avaliar o que foi feito durante a execução e identificar o que foi realizado daquilo que foi planejado.

O último ciclo é o A = Act (agir), é a realização das ações corretivas, das falhas que foram encontradas durante os processos, em seguida, reinicia o ciclo, dando continuidade na melhoria contínua.

RESUMINDO

PDCA é uma ferramenta fundamental da administração para aplicação em todos os momentos! Sua aplicação independe do tipo de negócio ou do nível dentro da organização. É importante o envolvimento e comprometimento de todos para melhoria da qualidade e nível de serviço porque seu sucesso depende de disciplina, trabalho em equipe, coleta de dados, análise baseada em fatos e raciocínio lógico. Ele é a base para outros esforços de qualidade.

Escola Gemba

Artigos Relacionados

Próximos Cursos

Somos o primeiro Centro de Excelência em Lean & Six Sigma do Brasil. Contamos com um portfólio de mais de 200 treinamentos, em 8 áreas de atuação para você que quer dar uma impulsionada na sua carreira! Confira.