O sucesso estratégico de uma empresa está altamente ligado à preocupação com a qualidade, de produtos e serviços e do nível de satisfação que ela consegue obter. Esse deve ser o principal objetivo de uma corporação.
A definição de qualidade existe há milênios, mas como objetivo de gerenciamento é algo mais recente. Quando se fala em conceito de qualidade é a somatória de todos os processos dentro de uma corporação sendo executados da melhor forma na busca do melhor resultado.
O mercado é ditado pelo cliente, é ele quem determinará qual o caminho seguir e qual solução a buscar. As ofertas de mercado são imensas, a competitividade cada vez mais acirrada, por isso buscar a qualidade nas organizações não é uma tarefa tão fácil assim. Muitas empresas ainda sofrem com barreiras instaladas, burocráticas e mal desenvolvidas para a busca dos resultados:
- Modelo inadequado de organização;
- Falta de comprometimento dos profissionais envolvidos;
- Falta de aproximação entre setores, gerências;
- Falta de conhecimento do produto, serviço;
- Falta de identificação de problemas;
- Escolaridade ou competência baixa do trabalhador.

Veja algumas ferramentas que podem ser usadas para resolver a maioria dos assuntos relacionados à qualidade:
- Fluxograma: auxilia a identificação do caminho que o produto ou serviço precisa percorrer; mostra as etapas sequenciais do processo;
- Diagrama Ishikawa: identifica as possíveis causas de um problema e seus efeitos;
- Folhas de Verificação: lista de itens que serão marcados a partir do momento que forem realizados;
- Diagrama de Pareto: gráfico usado para estabelecer classificação nas causas e perdas que precisam ser sanadas;
- Histograma: mostra através de um gráfico de barras a distribuição de frequência de dados obtidos por medições;
- Diagrama de Dispersão: apresenta o que acontece com uma variável quando outra muda;
- Controle Estatístico de Processo: mostra as tendências dos pontos de observação em um período de tempo.
- 5S: São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade;
- PDCA: ferramenta para executar as etapas planejar, executar, checar e agir para controlar um processo de uma empresa.
As ferramentas da qualidade ajudam a organização a aumentar o nível de satisfação, através da identificação dos problemas e consequentemente, a diminuição desses. Utilizar as técnicas e ferramentas da qualidade auxilia a empresa a ganhar o mercado, se manter nele e continuar competitiva.
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