fbpx

Artigos

5 motivos para sua empresa iniciar a transformação Lean agora

Lean é considerada a filosofia de gestão mais utilizada pelas empresas que buscam melhores resultados em toda a cadeia operacional, e pode ser utilizada em empresas que atuam em diversas atividades e de qualquer dimensão.

Baseada na redução de desperdício, aumento da produtividade, qualidade, desempenho operacional e mudança no comportamento humano, o Lean garante que com poucos recursos financeiros ocorram grandes transformações nas empresas. Um dos primeiros resultados da diminuição do tempo e do custo de produção é o aumento de competitividade e lucratividade.

Por isso, listamos 5 motivos pelos quais sua empresa deve implementar a filosofia Lean o mais rápido possível.

#01 – Identificação dos Sete Tipos de Desperdício: Produção em excesso, Espera, Transporte, Movimentação, Estoque, Correção e Super processamento
Ao produzir um produto ou entregar um serviço, nota-se esses desperdícios – alguns visíveis e outros, ocultos. Por isso é tão importante que sejam identificados e eliminados antes que se tornem grandes demais e tragam riscos para a empresa. Ao eliminar esses itens, a empresa enxerga melhorias na qualidade de seu trabalho ao mesmo tempo em que reduz o tempo e o custo de sua produção ou de processos ineficazes que estão comprometendo os resultados finais.

#02 – Cultura de melhoria contínua de processos
O processo correto traz resultados corretos. A implementação do Lean está ligada diretamente a implementação de diversas atividades que visam melhorias. Por isso, a longo prazo, tudo isso flui de forma natural, sendo um diferencial da empresa, já que suas operações e as pessoas envolvidas estarão sempre trabalhando em conjunto e engajadas, buscando perfeição.

#03 – Ambiente adequado à alta produtividade
Assim como pessoas afetam o ambiente, o contrário também acontece. Por isso, se um ambiente é ruim, ele pode ser muito improdutivo. Um ambiente adequado, que “conversa” com seus colaboradores, faz com que tudo fique mais claro e visível, facilitando que qualquer situação incomum seja identificada e corrigida rapidamente.

#04 – Mais qualidade no menor tempo com menos custos
Ao implementar esse modelo de gestão e suas ferramentas, há grandes reduções de custos, aumento na produtividade e na qualidade do que é oferecido. Com o passar do tempo, a equipe já está capacitada a enxergar e combater os desperdícios, impactando diretamente e positivamente em todo o processo da empresa, aumentando a qualidade, bons serviços entregues ao cliente, menores custos e lead time de fabricação.

#05 – Equipe engajada e comprometida
Não importa qual cargo o gestor lean assume, o seu grau de responsabilidade e comprometimento deve ser seu foco principal. Ao designar um responsável para liderar o processo, ele trabalhará focado na melhoria dos processos da companhia. Orientando seu time para eliminar desperdícios, exercendo um papel de coaching, gerando engajamento entre a equipe e consequentemente, uma cultura lean. Sendo assim, a empresa melhora porque seu capital humano também melhora. A partir do momento em que se vê resultados, instala-se um círculo vicioso que precisa ter andamento contínuo, onde todos devem exercer o seu papel.

Listamos apenas os 5 principais motivos para você implementar o Lean na empresa, mas ao estudar a filosofia mais detalhadamente, você vai perceber que as melhorias são inúmeras.

Torne-se qualificado a implementar, gerenciar e monitorar projetos baseados no Lean Thinking.