fbpx

Artigos

Entenda o que é Six Sigma e suas vantagens para a empresa

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Seis Sigma, (ou Six Sigma, em inglês). Mas o que ele significa? Qual a origem desse termo? Onde pode ser aplicado?

Vamos responder a essas e outras questões para que você entenda esse conceito.

O Six Sigma é uma estratégia gerencial internacionalmente reconhecida e muito utilizada que tem como objetivo aumentar os lucros da empresa através da implantação de melhorias de seus processos internos.

A metodologia foi desenvolvida pela Motorola com a finalidade de tornar a empresa capaz de enfrentar seus concorrentes, que fabricavam produtos de qualidade superior a preços menores.

O Sigma representa uma letra do alfabeto grego e também, uma medida de variação utilizada em estatística. No âmbito empresarial, ela determina as taxas de desperdícios ou desvios que ocorrem nas operações. Por isso, o Sigma é utilizado para calcular o nível de desempenho dos processos internos da empresa para obter um diagnóstico.

Como funciona o Six Sigma
O Six Sigma funciona através da definição de metas e da aplicação de projetos específicos para alcançá-las. O sucesso do programa depende da mobilização e da participação de todos os membros da organização.

Todos esses projetos são definidos por meio da estratégia DMAIC, sigla para:

  • Definir as metas para as atividades e as melhorias desejadas.
  • Mensurar o sistema já existente para estabelecer métricas válidas para ajudar no monitoramento do processo das novas metas definidas.
  • Analisar o sistema atual para identificar os caminhos e eliminar a lacuna entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Essa análise deve ser estatística e apresentar dados sólidos.
  • Incrementar o sistema, melhorando-o e encontrando novas soluções, não realizando mudanças estruturais.
  • Controlar o sistema desenvolvido para garantir que as metas atingidas sejam mantidas a longo prazo.

O programa pode ser utilizado por qualquer tipo de organização, já que representa uma estratégia gerencial que busca a melhoria da performance empresarial. Muitas organizações optam pelo Six Sigma para se destacar da concorrência, alcançando maiores lucros e gerando mais valor para os acionistas.

Em 1988, quando a Motorola conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige, o Six Sigma tornou-se conhecido como o programa responsável pelo sucesso da empresa. A partir disso, Motorola, ABB, Kodak e GE também começaram a utilizar a ferramenta.

Algumas vantagens em implementar o Six Sigma na empresa:

  • Reduz os custos da má qualidade dos processos;
  • Reduz o percentual de fabricação de produtos defeituosos;
  • Melhora o serviço oferecido ao cliente e seu nível de satisfação;
  • Reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos;
  • Reduz estoques, percentual de entregas com atraso e custos;
  • Melhora a eficiência dos processos internos, aumentando seus rendimentos e o volume de vendas.
  • Identifica e elimina custos que não agregam valor aos clientes.

Quem desenvolve um Projeto Six Sigma
Os responsáveis por coordenar um Projeto Seis Sigma são:

  • Champions, diretores e gerentes que colocam em prática os projetos desenvolvidos;
  • Green Belts que ajudam os Black Belts na implementação dos projetos, mas sem dedicação exclusiva ao processo;
  • Black Belts, que se dedicam exclusivamente à filosofia Seis Sigma, e são os responsáveis por todo o projeto, desde a ideia até a sua execução.

O Six Sigma é uma metodologia extremamente técnica, e por isso, exige conhecimentos de matemática e estatística para realizar cálculos a partir dos dados da empresa.

Torne-se um profissional qualificado para aplicar essa estratégia em sua empresa.

Garanta sua vaga para a próxima turma do treinamento Black Belt Lean & Six Sigma no Gemba Group. Clique aqui e faça a sua inscrição.