fbpx

Artigos

O que faz um gerente de projetos

Você já se perguntou: O que faz um Gerente de Projetos? Neste artigo, te explicarei de forma bem simples e objetiva as funções e habilidades requeridas deste profissional.

O gerente de projetos organiza e administra processos de planejamento, execução e controle das atividades do projeto que possibilitem, considerando todas as incertezas inerentes, levar o projeto à sua conclusão com sucesso.

É ele o responsável por controlar, verificar e validar as entregas do projeto, além de gerenciar os riscos e implementar as atividades de respostas, ou seja, ele garante que tudo seja entregue no prazo combinado, dentro do orçamento definido, utilizando os recursos adequados e com o mínimo possível de riscos.

Este profissional converte atividades complexas e interdependentes em tarefas e sub-tarefas que são documentadas, monitoradas e controladas.

São profissionais que trabalham bem sob pressão e sentem-se confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos.

A gerência de projetos é um papel que pode ser assumido por pessoas com diversas formações e podem ser encontrados em todos os tipos de organizações.

Qualquer segmento pode utilizar o gerenciamento de projetos: empresas de engenharia, mineradoras, petrolíferas, indústrias, empresa de pesquisas, instituições financeiras e governamentais, empresas de TI, serviços em gerais, entre outras.

Ao adquirir experiência, os profissionais podem tornar-se gerentes de programa, onde são responsáveis por vários projetos relacionados ou gerente de portfólio, no qual são responsáveis pela seleção e alinhamento de programas e projetos com a estratégia da empresa.

O gerente de projeto não realiza todo o trabalho, mas sobre ele recai a responsabilidade de assegurar com que seja feito e entregue no prazo, ou seja, se ocorrem problemas ou alterações não esperadas durante o andamento do projeto que impedem seu progresso, o profissional é considerado o responsável.

Por isso, o conhecimento das ferramentas e das técnicas de gestão de projetos é de extrema importância, mas há outras habilidades que devem ser levadas em consideração. Sendo assim, é importante que o gerente de projetos tenha algumas características como:

  • Organização: é ele quem aplica os processos de gestão, por isso, deve ter uma boa capacidade para acompanhar situações, realizar várias tarefas ao mesmo tempo e gerir todo o projeto;
  • Perseverança: ser paciente e não desistir diante as dificuldades que vão aparecer no andamento do trabalho. Não é uma profissão fácil, por isso é tão valorizada;
  • Jogo de cintura: o profissional lida o tempo todo com diferentes interesses e busca sempre acordos que sejam satisfatórios para todas as partes envolvidas;
  • Liderança: ter competência e capacidade para formar uma equipe que trabalhe em sintonia e motivada, delegando tarefas e demonstrando liderança para que as pessoas sigam suas orientações e exemplos.

Por isso, o gerenciamento de projetos é uma competência estratégica indispensável para o sucesso dos negócios. Profissionais capacitados e certificados estão entre seus recursos mais valiosos, já que são objetivos e ágeis na execução do trabalho.

A procura por esses profissionais têm aumentado cada vez mais já que as empresas estão direcionando suas ações muito mais para projetos do que para operações de rotina, por isso, as certificações são uma importante porta de entrada para quem quiser ingressar nessa carreira. O objetivo delas é comprovar os conhecimentos técnicos e a experiência dos profissionais da área.

Um número crescente de organizações reconhece a importância da certificação e por isso, estão exigindo um profissional de gerenciamento de projetos que tenha pós graduação ou que seja certificado.

Você está preparado e capacitado a gerenciar projetos dentro da sua empresa?

Se a resposta for não, acredite, agora é a hora certa de investir seu tempo, seus esforços e seus recursos para se qualificar.

Se você sente que agora é a hora, conheça os cursos que a Escola Gemba oferece para que você possa se tornar um expert em Gestão de Projetos:

Até logo!