fbpx

Artigos

O que é Lean Healthcare?

Lean Healthcare é a filosofia do Lean Manufacturing aplicada na área da saúde.

O conjunto de princípios Lean é usado para criar e proporcionar o máximo de valor agregado do ponto de vista dos pacientes trabalhando de forma enxuta, consumindo o mínimo de recursos, diminuindo desperdícios e aproveitando potencialmente o conhecimento e habilidades de todos os colaboradores envolvidos no processo.

Essa ferramenta, aplicada à área da saúde, permite transformar a forma como hospitais são organizados e administrados, reduzir filas de espera e promover o engajamento integral de equipe técnica, equipe médica e corpo administrativo de um hospital. Assim, é possível visar em conjunto a melhoria contínua do trabalho e otimizar o atendimento aos pacientes.

O Lean Healthcare começou a ser implantado nos hospitais dos Estados Unidos com sucesso e vem, nos últimos 20 anos, ganhando mais espaço e se consolidando como um modelo de gestão.

Nos hospitais norte-americanos, alguns resultados da implantação dessa filosofia de gestão que podem ser vistos são: a redução do tempo de espera por resultados de exames clínicos laboratoriais e economia de milhões de dólares na construção de novos departamentos.

Nesse post,  já falamos sobre os expressivos resultados de implantação do Lean Healtcare no sistema de saúde The DaCare.

Um dos principais pilares da gestão Lean é a eliminação de desperdícios.

Na área da saúde, é comum processos com gastos excessivos de material ou falta de controle no estoque.

Além disso, existem também atividades que podem ser definidas como desperdício, já que não levam pacientes aos estágios desejados, por exemplo realização de procedimentos desnecessários ou carga de trabalho mal distribuída.

Esses desperdícios nos processos podem até induzir a erros graves que apresentarão riscos aos pacientes, como erro na dose de remédio ministrada.

 

E como implementar o modelo Lean Healthcare?

Padronização do Trabalho

O conceito que norteia a implementação do modelo Lean em hospitais tem início na padronização do trabalho.

Os profissionais da saúde envolvidos devem padronizar processos e tarefas-chaves visando a segurança do paciente, evitando perda de tempo e custos desnecessários.

Esse trabalho padronizado terá impacto em todo o processo: cuidado e atendimento ao paciente, limpeza, organização, refletindo na gestão de risco.

 

Trabalho em equipe de enfermeiros de baixo ângulo

 

 

Identificação e Resolução Imediata do Problema

Na origem da filosofia de gestão Lean também encontramos a necessidade de resolução imediata de um problema. É importante tornar os problemas visíveis, identificando onde eles se manifestam e o que afetam, com foco na solução e buscando as pessoas certas para resolvê-los.

 

Engajamento Integral do time

As melhorias contínuas dos processos devem ser compartilhadas e integradas entre todas as áreas do hospital, mesmo aquelas com características diferentes.

A replicação de soluções deve ser feita para todos os departamentos.

Assim, colaboradores de todas as áreas – administrativa, técnica ou médica-  podem trazer ideias e soluções de diversos ângulos e pontos de vista, otimizando ainda mais os processos e possibilitando resultados ainda mais expressivos.

 

 

Cirurgiões que executam a operação no quarto de operação

 

Benefícios e Resultados do Lean Healthcare

O grande benefício é a transformação tanto para o médico, gestor, colaborador ou qualquer profissional do hospital quanto na experiência do paciente.

A otimização do tempo e eliminação de gargalos e desperdícios em todo o processo do trabalho no hospital também são expressivas. Surgirá a oportunidade de atender um maior número de pacientes com menor custo, aumentando os ganhos financeiros da organização.

Por fim, tudo isso gera mais segurança ao paciente, com melhoria contínua e mais valor agregado no atendimento.

 

Mulher idosa sorrindo com médico e visitando paciente sênior mulher na enfermaria do hospital

 

 

No Brasil, infelizmente ainda é uma minoria de hospitais, laboratórios e centros de saúde que conhecem e aplicam a filosofia de gestão Lean em seus processos e entendem os inúmeros benefícios dessa prática.

Se você, profissional da saúde, quer se destacar, a hora é agora!

O Gemba Group, escola pioneira e referência em ensino e treinamento Lean no Brasil, oferece um programa efetivo e completo de Lean Healthcare.

Para ter acesso a uma aula de introdução ao Lean Healthcare gratuitamente, preencha o formulário em nosso site clicando AQUI 

Estamos com uma turma aberta para início em novembro, com aulas ONLINE e AO VIVO.

As vagas são limitadas! Entre agora em contato com nossa equipe e garanta já a sua.

FALE AQUI COM NOSSA EQUIPE PELO WHATSAPP.