fbpx

Artigos

Engenheiro Six Sigma: 5 motivos para se tornar um

Lean Six Sigma é, atualmente, a filosofia de gestão mais aplicada em indústrias de todo mundo. Mas por que ser um engenheiro Six Sigma?

Nesse post nós já explicamos o que é e como funciona essa ferramenta.

O profissional com certificação Lean detém habilidades diferenciadas para ser um solucionador de problemas e agente de transformação dentro de uma indústria.

A filosofia Lean busca elevar o desempenho, produtividade e lucros de uma empresa e alcançar resultados exponenciais através da eliminação de desperdícios e redução de custos. Assim, consequentemente, é possível enxergar a melhoria na performance da equipe.

 

Por que o engenheiro deve ser Lean Six Sigma?

Os engenheiros geralmente estão afrente de operações complexas, que envolvem inúmeros profissionais e processos.

A ferramenta Lean Six Sigma é imprescindível para profissionais que gerenciam grandes projetos para que se alcance resultados melhores de forma mais eficiente.

Listamos 5 motivos pelos quais você, engenheiro, precisa dessa certificação:

 

Para ser um líder solucionador de problemas

Em qualquer área da engenharia – seja mecânica, elétrica, civil, agrônoma ou de produção –  o engenheiro é escalado para resolver problemas e superar desafios.

O Lean Six Sigma é aplicável em questões como:

  • Melhor gerenciamento do tempo
  • Mediação de Conflitos
  • Planejamento a longo e curto prazo
  • Fidelização do cliente
  • Envolvimento dos colaboradores em projetos

 

Com essa certificação você ainda desenvolve a capacidade de gestão e liderança, tornando-se agente de mudanças em qualquer empresa ou fábrica.

 

Tomada de decisões com base em métricas e análises

O engenheiro geralmente gosta de números e sabe lidar com eles. A filosofia Lean defende a tomada de decisões pautada em mais do que ideias e opiniões.

 

É preciso coletar e analisar dados e fatos e saber ler corretamente essas informações antes de qualquer planejamento e definição para se saber exatamente onde quer chegar.

A filosofia Lean tem várias ferramentas que são utilizadas para essas análises.

 

Aumento de produtividade individual e da equipe        

O sistema Lean permite aos colaboradores uma maior troca de experiências e conhecimento em grande escala dos processos. Com isso, o engajamento das equipes melhora impactando positivamente na entrega de produtos e serviços, diminuindo falhas e ruídos.

O engenheiro consegue então identificar erros e defeitos de forma mais ágil, minimizando desperdícios e custos desnecessários.

 

equipe de engenheiros

 

Processos padronizados

Sabemos que engenheiros podem ser metódicos – e gostarem bastante disso. E esse é um dos fatores mais importantes na Certificação Six Sigma.

O olhar crítico do engenheiro Six Sigma pode trazer à organização processos com padrões documentados e etapas definidas para cada setor.

O risco de falhas e desperdícios então diminui exponencialmente, mais uma vez elevando a produtividade e otimizando o trabalho e resultados dos colaboradores.

 

Mais oportunidades no mercado de trabalho

Com a certificação Lean Six Sigma em mãos, o engenheiro é capaz de concorrer a cargos de gestão e liderança estando um passo à frente dos demais candidatos.

As habilidades Six Sigma tornam o profissional mais atraente, contribuindo para a conquista de maiores salários.

Tornar-se um especialista Six Sigma vai, com certeza, elevar chances de promoção ou recolocação profissional.

 

Baixe nossos materiais gratuitos e conheça nossas certificações Six Sigma do Gemba Group:

Guia Express Lean

Guia Green Belt Express

Guia Black Belt Express