fbpx

Artigos

7 dicas para manter seu emprego em 2021 em meio à crise

A preocupação em manter seu emprego parece não passar, certo? Segundo especialistas, o pico de desemprego no Brasil deve acontecer em 2021. A LCA Consultores calcula um crescimento de 18,5% na taxa de desemprego no primeiro trimestre do próximo ano no país.

E como manter o seu emprego com números tão assustadores?

As empresas buscam, mais do que nunca, se destacar em um mercado muito competitivo. Para isso, essas organizações precisam ter em seu time colaboradores que estejam alinhados com a busca por crescimento.

Separamos 7 pontos essenciais que você precisa trabalhar para se proteger do fantasma do desemprego e ser um profissional indispensável e essencial para qualquer empresa:

 

  • Respeite prazos e horários

Se tem uma coisa que não exige diploma é a pontualidade. Cumpra horários e prazos acordados e determinados. Se necessário, tente negociar, mas antecipadamente.

 

  • Tenha pró atividade

Uma das características que mais chama atenção de recrutadores e gerentes de qualquer empresa em todas as áreas. Mostre interesse em trazer soluções, não espere que alguém venha pedir sempre. Demonstre conhecimentos e habilidades mesmo quando não foi solicitado.

pro atividade

 

  • Cuidado com a procrastinação

Você pode achar que não, mas os gestores sabem quando alguém está só enrolando para entregar alguma tarefa. O ato de deixar tudo para depois é um dos principais perigos do trabalho. Trace metas diárias, semanais e mensais e não relaxe até cumpri-las!

 

  • Desenvolva sua network dentro da empresa

Tenha disponibilidade em escutar seus colegas de trabalho e auxiliar sempre no que for possível. Troque experiências e conhecimentos e lembre-se que para uma empresa funcionar todas as áreas devem estar alinhadas e trabalhar em conjunto. Mantenha uma relação saudável com todos os colaboradores, sem fofocas ou intrigas.

networking

 

  • Separe o lado profissional do pessoal

Do mesmo jeito que é chato levar trabalho para casa é preciso evitar ao máximo que problemas pessoais afetem seu trabalho. Temos problemas e dias difíceis, mas o melhor a fazer é respirar, focar em suas tarefas e deixar para resolver qualquer pendência pessoal após o horário comercial.

 

  • Atenção ao que está fazendo

Todos estamos suscetíveis a cometer falhas e está tudo bem errar, somos humanos. Mas é bom sempre se atentar ao máximo a cada detalhe que, se passar, fará diferença no resultado final de um projeto. Faça o melhor que você puder, sempre. Além disso você ainda evita o retrabalho e a necessidade de precisar refazer algo.

jovem fábrica

 

  • Torne-se indispensável, tenha um diferencial e seja agente de mudanças em sua empresa

O que as empresas buscam hoje? As organizações já estão deixando de colocar a ferramenta Lean como diferencial e passam a colocar como pré-requisito. Profissionais com certificação Lean Six Sigma são mais confiantes, solucionam problemas, trazem novas ideias e sabem como trabalhar reduzindo custos e desperdícios.

Conheça nossos Treinamentos de Elite dentro da filosofia Lean & Six Sigma, garanta sua certificação e conquiste novas oportunidades de trabalho, autoridade e credibilidade em qualquer empresa do mundo:

Programa de Formação Profissional Lean

Formação Lean & Six Sigma Green Belt

Formação Lean & Six Sigma Black Belt

Lean Healthcare – Lean aplicado em Hospitais e Centros de Saúde