A transformação Lean Digital é quando as organizações aplicam os princípios lean no desenvolvimento digital de seus processos.
Algumas metodologias de melhoria já vêm sendo usadas em softwares e plataformas há algum tempo, com abordagens como Scrum ou A3 como maneiras de estruturas times e organizar os processos de trabalho.
As melhorias que o Lean introduziu em várias áreas de negócio permitiram atingir níveis de produtividade e qualidade muito interessantes. Porém, algumas vezes sua implementação não acompanha as mudanças geradas por novas ferramentas e métodos de produção, gestão e comunicação.
Ambientes internos e externos em que vivem as empresas indústrias passaram por profundas transformações com digitalização em todos os setores, o que desencadeou no nascimento do Lean Digital. Mas o que é e o que envolve sua integração?
Na indústria de hoje, o Big Data se espalhou amplamente, levando as empresas a prepararem grandes quantidades de dados e usá-los para vários fins, como manutenção produtiva total (TPM).
As falhas são mais bem previstas e as operações são mais bem organizadas e executadas com softwares de alto desempenho.
O Lean Digital também ocorre no nível de melhoria de processos, tornando possível modelar e simular situações através da concepção de múltiplos cenários.
Isso possibilita a implementação de medidas corretivas adequadas, em particular eliminando lentidão e desperdícios.
No final, os processos tornam-se ainda mais produtivos, um dos princípios fundamentais do Lean.
A transformação Lean implica também assegurar a melhoria da satisfação do cliente. Por um lado, fornecendo um produto ou um serviço de qualidade, que corresponda às expectativas geradas.
Além disso, é necessário reforçar o vínculo com o cliente através da tecnologia digital, explorando os inúmeros recursos das redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros.
O Lean Digital visa explorar todo o potencial das ferramentas digitais em prol do aumento da qualidade do atendimento.
Trocas entre o fabricante/prestador de serviços e o cliente vem aumentando consideravelmente graças à maior proximidade proporcionada pelas tecnologias digitais.
As empresas podem coletar informações cruciais sobre as preferências do cliente, comportamento de compra, tendências do consumidor, expectativas, etc.
Por fim, Lean Digital requer uma melhor consideração do capital humano da empresa, desde o treinamento até a modelagem das estações de trabalho.
Com os princípios Lean, o desenvolvimento de equipes é estimulado, proporcionando ferramentas inovadoras e promovendo o sentimento de pertencimento à organização.
A digitalização do Lean Management significa também a desmaterialização da gestão visual, com análise aprofundada e apresentação em tempo real dos indicadores chave de desempenho (KPIs) em soluções de visualização dinâmica (em telas).
O Lean Digital vem para assumir os pilares do Lean tradicional, apoiando a melhoria contínua em todos os níveis e utilizando as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia.
Conheça nosso Programa de Formação Profissional Lean e saiba também aplicar esses conceitos e princípios em sua rotina de trabalho e na sua equipe.
Fontes do artigo:
Compartilhar |