Lean Digital: tradução do pensamento Lean no contexto digital

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Lean Digital: tradução do pensamento Lean no contexto digital

A transformação Lean Digital é quando as organizações aplicam os princípios lean no desenvolvimento digital de seus processos.

Algumas metodologias de melhoria já vêm sendo usadas em softwares e plataformas há algum tempo, com abordagens como Scrum ou A3 como maneiras de estruturas times e organizar os processos de trabalho.

As melhorias que o Lean introduziu em várias áreas de negócio permitiram atingir níveis de produtividade e qualidade muito interessantes. Porém, algumas vezes sua implementação não acompanha as mudanças geradas por novas ferramentas e métodos de produção, gestão e comunicação.

Ambientes internos e externos em que vivem as empresas indústrias passaram por profundas transformações com digitalização em todos os setores, o que desencadeou no nascimento do Lean Digital. Mas o que é e o que envolve sua integração?

 

A transformação digital para melhoria de processos e eliminação de desperdícios

 

Na indústria de hoje, o Big Data se espalhou amplamente, levando as empresas a prepararem grandes quantidades de dados e usá-los para vários fins, como manutenção produtiva total (TPM).

As falhas são mais bem previstas e as operações são mais bem organizadas e executadas com softwares de alto desempenho.

O Lean Digital também ocorre no nível de melhoria de processos, tornando possível modelar e simular situações através da concepção de múltiplos cenários.

Isso possibilita a implementação de medidas corretivas adequadas, em particular eliminando lentidão e desperdícios.

No final, os processos tornam-se ainda mais produtivos, um dos princípios fundamentais do Lean.

 

 

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Satisfação do cliente impulsionada pela tecnologia digital

 

A transformação Lean implica também assegurar a melhoria da satisfação do cliente. Por um lado, fornecendo um produto ou um serviço de qualidade, que corresponda às expectativas geradas.

Além disso, é necessário reforçar o vínculo com o cliente através da tecnologia digital, explorando os inúmeros recursos das redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros.

O Lean Digital visa explorar todo o potencial das ferramentas digitais em prol do aumento da qualidade do atendimento.

Trocas entre o fabricante/prestador de serviços e o cliente vem aumentando consideravelmente graças à maior proximidade proporcionada pelas tecnologias digitais.

As empresas podem coletar informações cruciais sobre as preferências do cliente, comportamento de compra, tendências do consumidor, expectativas, etc.

 

 

 

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Lean Digital e o fator humano na empresa

 

Por fim, Lean Digital requer uma melhor consideração do capital humano da empresa, desde o treinamento até a modelagem das estações de trabalho.

Com os princípios Lean, o desenvolvimento de equipes é estimulado, proporcionando ferramentas inovadoras e promovendo o sentimento de pertencimento à organização.

A digitalização do Lean Management significa também a desmaterialização da gestão visual, com análise aprofundada e apresentação em tempo real dos indicadores chave de desempenho (KPIs) em soluções de visualização dinâmica (em telas).

O Lean Digital vem para assumir os pilares do Lean tradicional, apoiando a melhoria contínua em todos os níveis e utilizando as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia.

 

 

 

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Fontes do artigo:

Planet Lean

Computer World

Picomto.com