Lean acelera o processo de produção da vacina para Covid-19

Artigos

Lean acelera o processo de produção da vacina para Covid-19

A filosofia Lean está sendo aplicada para otimizar o processo de produção da vacina contra a Covid-19. Quer saber como?

A Pall Corporation, líder global em filtração, separação e purificação, que está – em conjunto com a Universidade Oxford – participando do desenvolvimento da vacina contra a Covid -19, vem utilizando o pensamento e prática enxuta para desenvolver e produzir mais rapidamente o imunizante.

Em março de 2020, a Universidade de Oxford, financiada pelo governo do Reino Unido, reuniu um consórcio de organizações para trabalhar na fabricação em grande escala da vacina.
A Pall Corporation foi então incumbida de desenvolver o processo de fabricação que poderia produzir milhões de doses da vacina por vez. O desenvolvimento envolveu várias etapas, como a determinação do conjunto ideal de operações necessárias para inicialmente fazer a vacina e depois purificá-la.

 

Pesquisadores do laboratório de biotecnologia com tablet e microscópio Foto gratuita

 

Antes da Covid-19, o melhor cenário típico para o desenvolvimento do processo de vacina levaria vários anos, desde o início do desenvolvimento do processo até o aumento da produção total.  Com o efeito devastador que este vírus causou no cotidiano global – seu número de contágio, mortes e o impacto econômico – a ciência mobilizou-se mundialmente para acelerar o processo.

Usando os princípios do desenvolvimento enxuto de produto, a Pall foi capaz de desenvolver e implantar um processo de fabricação completo em oito semanas – uma redução de 80% – para reduzir drasticamente os tempos normais de desenvolvimento. A abordagem utilizada pela Universidade de Oxford no desenvolvimento da vacina para outras 12 doenças nunca exigiu mais do que alguns milhares de doses para serem fabricadas.

Os números da pandemia de Covid-19 são muito maiores, e a quantidade de doses está na casa dos bilhões. Por isso, novos conhecimentos eram necessários para lidar com a situação.

Para ajudar a estruturar os elementos-chave deste ciclo de desenvolvimento a equipe da Pall Biotech utilizou-se dos seguintes princípios:

 

• Entender antes de executar

Principalmente quando se fala na saúde das pessoas, é imprescindível compreender profundamente as necessidades do contexto para definir qual é a sua proposta de valor antes de iniciar o trabalho de desenvolvimento do produto ou serviço.

No caso da vacina e sua natureza altamente regulamentada pela indústria de biotecnologia, ferramentas de avaliação e gerenciamento de risco bem projetadas foram empregadas nos estágios de desenvolvimento do processo para atenuar riscos antes de prosseguir para a execução.

• É um trabalho em equipe, e todos os membros devem estar alinhados

Para que um bom trabalho seja executado e um projeto seja bem-sucedido, você precisa de pessoas de diversas áreas diferentes trabalhando juntas de forma eficaz, visando maximizar o valor que você está criando para o seu cliente.

Na luta contra a COVID, foi fundamental a comunicação e a confiança de todas as partes, compartilhando problemas e necessidades com discussões colaborativas por meio da competência técnica. A Pall Biotech conta com uma equipe multifuncional de mais de 20 pessoas altamente dedicadas. O foco e uma meta em comum e bem claros ajudou a alinhar essa equipe para entregar resultados surpreendentes em oito semanas, em comparação com as 40 semanas normais.

• Fluxos de trabalho sincronizados

Criar e manter um fluxo de trabalho é um dos princípios fundamentais do Lean na coordenação de projetos importantes dentro de uma organização.  No processo de desenvolvimento da vacina na Pall, o gerenciamento visual diário permitiu uma redução significativa do tempo de entrega de itens de longo prazo.

Além disso, a comunicação antecipada e frequente foi fundamental, juntamente com expectativas comuns e resultados claramente definidos. Vários problemas técnicos surgiram ao longo do caminho, e a comunicação rápida permitiu que os parceiros do consórcio se ajustassem rapidamente para enfrentar esses desafios que surgiam durante o desenvolvimento.

• Aprendizagem integrada e reutilização de conhecimento

A capacidade de compartilhar aprendizados e experiências com toda a organização é fundamental para um ótimo desenvolvimento de produto e processo.

Cerca de 18 meses antes do início da pandemia Covid-19 – em fevereiro de 2020 – a Pall tomou a decisão crucial de estudar e desenvolver os modelos para o trabalho de desenvolvimento do processo de vetor viral repetível usando eventos kaizen, um importante princípio Lean.

A empresa desenvolveu então um modelo de manufatura com 80% de elementos padrão e reutilizáveis e os outros 20% personalizáveis com base em cada caso específico. Tal padronização foi essencial na aplicação rápida do conhecimento no trabalho de desenvolvimento do processo de vacinas da Covid-19.

• Novos fluxos de valor

A criação de novos fluxos de valor, em vez de produtos isolados, também é crítica para o desenvolvimento de produtos e processos enxutos sólidos. Você precisa pensar em cada etapa necessária para agregar valor ao seu cliente.

A Pall teve que entender e projetar um fluxo de valor de ponta a ponta para a produção em grande escala da vacina Oxford, incluindo os processos, o equipamento e os consumíveis para apoiar a produção de bilhões de doses.
Com a criação dos modelos de vetor viral padrão – que reutilizam 80% do esforço técnico – a equipe foi capaz de configurar soluções de equipamentos de bioprocessos padrões e com capacidade comprovada.

• Sistema que prioriza pessoas

A filosofia Lean deve ser implantada para envolver e desafiar as pessoas e ajudá-las a fazer e dar o melhor de si.

Um grupo de centenas de pessoas da Pall foi desafiado a obter resultados em uma velocidade sem precedentes em uma vacina crítica. Para isso, havia uma necessidade imediata de que as pessoas se colocassem e trabalhassem juntas, ao mesmo tempo mantendo o distanciamento social ou contribuindo efetivamente de forma remota (o que tinha que se tornar parte do modelo operacional da Pall desde o início da pandemia).

Com o trabalho de padronização de modelo de vetor viral, a equipe pode concentrar mais tempo e energia no trabalho de desenvolvimento de processo, a fim de fornecer valor durante esta crise de saúde global.
Como o produto será utilizado para fins de vacinação e o processo de fabricação é fortemente regulamentado, a vacina deve atender consistentemente aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

A Pall é fornecedora global de equipamentos e consumíveis para a indústria de fabricação de medicamentos, porém, não é normal a necessidade da alta velocidade com a qual o processo de produção da vacina para Covid-19 deve ocorrer.

O desenvolvimento envolveu a especificação e construção de equipamentos e a configuração e fornecimento dos consumíveis utilizados no processo de fabricação. Isso foi feito por uma série de etapas baseadas em papel e experimentais, incluindo o cálculo dos volumes de processo necessários e tamanhos de sistema para cada estágio, a fim de criar o número de doses necessárias.

A pandemia pode ser o ponto de partida para uma aceleração maciça no ritmo da inovação médica, com novas frentes tecnológicas. Não apenas o genoma COVID-19 foi sequenciado em questão de semanas, ao invés de meses, mas a vacina foi lançada em menos de um ano – uma realização surpreendente, dado que o desenvolvimento normal da vacina costuma levar uma década.

Se essas lições forem aplicadas a outras doenças, elas podem desempenhar um papel significativo no estabelecimento da base para o desenvolvimento mais rápido de tratamentos.

 

Fontes:

https://www.lean.org/LeanPost/Posting.cfm?LeanPostId=1299

https://www.mckinsey.com/featured-insights/leadership/the-next-normal-arrives-trends-that-will-define-2021-and-beyond

 

Leia também:

O que é Lean Healthcare? 

Lean Digital: tradução do pensamento Lean no contexto digital