A importância da formação Black Belt Lean & Six Sigma para quem deseja ter um diferencial no currículo? — Gemba Group - Capacitação Profissional Lean Six Sigma

Artigos

A importância da formação Black Belt Lean & Six Sigma para quem deseja ter um diferencial no currículo?

Você sabe qual a importância da formação Black Belt Lean & Six Sigma para quem deseja ter um diferencial no currículo?

Um dos cursos mais procurados para quem deseja ter esse diferencial na hora dos processos seletivos é o de Black Belt.

O profissional com capacitação em Black Belt é visto com diferenciação no mercado porque tem uma visão sistêmica e abrangente sobre a operação do negócio onde atua.

Além disso, por meio do plano de capacitação, ele desenvolve habilidades para o bom relacionamento com a equipe, liderança, capacidade analítica e domínio de ferramentas estatísticas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos.

Em outras palavras, ele sabe encontrar o desafio, traduzi-lo em números, traçar um projeto para saná-lo e, claro, conduzi-lo de forma a comprovar o resultados.

O diferencial para quem investe em um bom curso de Black Belt é percebido quando ele está atuando no mercado: é um líder evidente e sabe tratar de problemas através de indicadores. Ele sabe se comunicar de forma não violenta, mediar conflitos e colocar a equipe para frente, pois não precisa apontar para as pessoas e sim para os processos.

Seria correto dizer que não se nasce líder, mas torna-se. O sucesso nos projetos é alcançável por meio de técnicas eficientes que você aprender no curso e que são aliadas ao conhecimento técnico de sua área de atuação.

O que diferencia uma capacitação em Black Belt das demais é que o profissional aprende em níveis e tem que comprovar, de forma prática, seus resultados. São 4 passos:

  • Treinamento teórico que garante embasamento lógico, conceitos e princípios sobre o Seis Sigma, com ferramentas e exemplos de cases de empresas que utilizam o método;
  • Aplicação prática dos princípios Seis Sigma aprendidos, finalizando a parte teórica;
  • Desenvolvimento de um projeto-piloto, que deve ser elaborado pela instituição para aplicação da metodologia aprendida;
  • Avaliação do projeto e, caso o profissional seja aprovado, a certificação em Lean Seis Sigma;

Um profissional que investe em um curso de Black Belt está bem mais capacitado para a gestão de projetos do que um profissional que só viu a teoria, o que acontece muito na universidade.

Mas afinal, você sabe qual a importância da formação Black Belt Lean & Six Sigma para quem deseja ter um diferencial no currículo?

Trata-se do passo inicial para um futuro de sucesso do profissional, pois mesmo que ele não tenha feito estágio na graduação, já terá conhecimento de aplicação de bons resultados. Isso garantirá melhor colocação em processos seletivos, gerando cada vez mais experiência em execução de projetos ao longo de sua carreira.

Além disso, a metodologia tem sido altamente requisitada para diversos cargos em indústrias de todos os portes e setores.