Problema Identificado
O processo de cadastro das cores de maquiagem apresentava alta variação e tempos acima do especificado, resultando em desperdício de horas de trabalho e falta de padronização. O cenário inicial era marcado por um fluxo de cadastro longo, demandando um alto volume de horas da equipe, o que impactava diretamente a agilidade no lançamento de novos produtos e a resposta ao mercado.
Análise da Situação Atual
Foram desenhados todos os fluxos necessários para o cadastro de uma nova cor, identificando oportunidades de otimização e avaliando a causa raiz da variação de tempo dos processos.
Ferramentas e Métodos Utilizados
Para alcançar o objetivo, a equipe liderada por Rodrigo Costa:
- Analisou detalhadamente as principais causas da variação no tempo de cadastro.
- Aplicou ferramentas e conceitos do Lean Six Sigma como o DMAIC, obtidos na formação Black Belt, para propor e implementar soluções focadas na padronização e na eliminação de gargalos.
- Realizou o acompanhamento de indicadores antes e depois das otimizações para mensurar o impacto das mudanças.