O planejamento estratégico para as empresas é inquestionavelmente vital. O pensamento estratégico permite às empresas definir seus objetivos, escolher caminhos, interagir com seu ambiente e antecipar ameaças e oportunidades.
O que é Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é um processo contínuo que determina diretrizes organizacionais de longo prazo. Ao expressar claramente a visão, missão e valores de uma empresa, e ao analisar seu ambiente interno e externo, este planejamento estabelece um caminho estruturado para garantir que as metas possam ser eficazmente alcançadas.
Benefícios do Planejamento estratégico
Através do planejamento estratégico, a empresa consegue definir processos mais eficientes facilitando a melhoria na gestão.
- Visão clara
A empresa pode estabelecer uma visão clara do futuro, o que ajuda na comunicação com os stakeholders e no alinhamento da equipe.
- Tomada de decisões
Decisões mais precisas e fundamentadas, evitando desperdício de recursos e tempo.
- Aproveitar oportunidades
Um planejamento estratégico bem elaborado, ajuda a empresa a identificar e aproveitar oportunidades de mercado, aumentando a competitividade no longo prazo.
- Facilitar comunicação
Ao compartilhar as metas macro (corporativas) e micro (específicas de cada unidade), todos se alinham rumo ao mesmo propósito, evitando esforços duplicados e conflituosos. Além disso, com planos bem elaborados, as informações sobre quem faz o quê, quando e como são explicitamente comunicadas. Isso aumenta a cooperação e a sinergia.
“O planejamento estratégico permite que as empresas sejam mais competitivas e se adaptem às mudanças do mercado de forma mais ágil, além de contribuir significativamente para a transparência dos processos e do pensamento estratégico da organização.”
John Smith, Consultor Empresarial
Fases do diagnóstico
- Diagnóstico estratégico: Análise do ambiente interno e externo. Descobrir a essência da organização, criar um contexto que oriente a formulação de estratégias, revelar forças e fraquezas da empresa, identificar riscos e oportunidades (presentes ou futuros) que possam influenciar a capacidade da empresa atingir suas metas, permitir reação e mudança, caso necessário;
- Identidade organizacional: Crenças, valores, negócios e missão. Descobrir a razão pela qual a empresa foi criada e por quê ela existe. Os valores ajudam a definir e orientar o comportamento individual, limites éticos para a atuação da empresa e seus parceiros e funcionários, devem ser abrangentes e redigidos de forma clara (fáceis de compreender e comunicar);
- Metas e indicadores: Definir metas a serem conquistadas, reais e alcançáveis, para cumprimento dos objetivos estratégicos. Criar os indicadores que vão permitir o controle e monitoramento das metas.
- Plano de ação: Ações para suporte à estratégia e indicadores. Utilize ferramentas como 5W2H para gestão do que será feito, como, onde, quando e quem será a pessoa responsável por executar cada atividade.
- Controle e monitoramento: Realizar reuniões periódicas, onde os gestores se reúnem para fazer a avaliação dos resultados. Em algumas empresas os colaboradores também participam dessas reuniões.
IMPORTANTE: Distribua as metas e indicadores e garanta que todos os colaboradores, do nível estratégico ao operacional, conheçam a estratégia da organização e saibam exatamente o que precisam fazer para atingir essas metas.
Conheça algumas ferramentas que podem ajudar
Análise SWOT

Conhecida também como Matriz F.O.F.A., é a sigla em para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Estuda o ambiente o ambiente interno da empresa (aquele que você pode controlar) em busca de suas forças e fraquezas, e investiga também o ambiente externo (aquele sobre o qual sua empresa não tem como atuar) para identificar oportunidades e ameaças.
Exemplo:
- Forças: equipe comprometida, imagem de confiança.
- Fraquezas: recursos limitados.
- Oportunidades: investir em nichos de mercado específicos.
- Ameaças: crises política e econômica, criação de novas leis.
A análise SWOT te ajuda a definir como suas forças vão potencializar oportunidades e defender sua empresa de ameaças, e quais fraquezas precisam ser fortalecidas para não ampliarem as ameaças ou prejudicarem o aproveitamento das oportunidades.
Matriz de Ansoff

Método criado por Igor Ansoff, para avaliar a situação de mercado do negócio. Nessa matriz as variáveis estudadas são referentes ao portfólio de produtos e serviços de um negócio levando em consideração se o mercado que está sendo atendido é novo ou já existente, assim como o produto/serviço avaliado é algo novo ou já existente.
Exemplo:
- Penetração de mercado: Aumento da quota de mercado; aquisição de mercado.
- Desenvolvimento de produtos: Adição de novas características ao produto; rejuvenescimento de produto.
- Desenvolvimento de mercado: Escolher novos segmentos-alvo; penetrar em novos mercados.
- Diversificação: Lançar novos produtos em novos mercados.
Cada uma das estratégias previstas na Matriz Ansoff pode fazer sua empresa crescer. Tudo depende do momento do negócio e dos produtos e serviços em questão. Se você vai optar por desenvolver novos mercados ou novos produtos, se vai tentar extrair um pouco mais daquilo que já oferece ou se vai se jogar com tudo em uma aventura rumo ao desconhecido, os elementos para essa decisão estão aí.
Em comum, todas estratégias exigem um conhecimento avançado sobre a empresa. Só assim é possível fazer projeções realistas e elaborar um planejamento com maior chance de dar certo.
A3
A3 é uma folha de papel de tamanho 297 x 420 mm. Baseado no método PDCA ( Plan, Do, Check, Act) – Planejar, fazer, verificar e agir, desenvolvido pela Toyota, deve ser aplicado começando pela identificação do problema, buscando a melhoria contínua, gerenciando indicadores e padronizando os processos. O formato A3 facilita o entendimento e define propósitos para uma empresa que busca a excelência operacional. Utilizando essa ferramenta o colaborador é obrigado a filtrar e refinar os pensamentos, de modo que tenha um projeto todo em uma única folha, facilitando a leitura da gerência.
Exemplo:

Desenvolvimento Estratégico
Como uma extensão do planejamento, o desenvolvimento estratégico foca na preparação da empresa para um sucesso contínuo e adaptativo. Ele se concentra nas áreas que precisam de mudanças para viabilizar a execução da estratégia selecionada. Ele garante que a cultura organizacional, competências e processos estejam afinados para suportar os desafios futuros.
Conclusão e próximos passos
O planejamento estratégico e o desenvolvimento estratégico são fundamentais para o sucesso de uma empresa no médio e longo prazo. É importante que as empresas invistam tempo e recursos nesses processos para garantir um futuro promissor. O próximo passo é escolher uma metodologia que se encaixe com a realidade da empresa e começar a trabalhar na elaboração do plano de ação.
Com expertise de anos em empresas de todos os portes e setores, temos acompanhado a diferença nos resultados e estabilidade entre empresas que utilizam do planejamento estratégico para seu plano de crescimento em comparação às que não possuem essa prática.
Quando atuamos com planejamento estratégico em nossos clientes tomamos sempre o cuidado em garantir o respeito à cultura interna, DNA do negócio e perfil de seus gestores para garantir a adaptabilidade do trabalho de planejar com a capacidade de executar sem deixar de lado o que o cliente quer preservar.
Empresas que se planejam, crescem e prosperam de forma estável e organizada.
Autor: Lauro Martins
Comentários
2 respostas para “A importância do planejamento estratégico para as empresas”
[…] Utilizando a Matriz SWOT no Planejamento Estratégico […]
[…] as empresas procuram metodologias que não apenas impulsionem suas operações, mas também alinhem todas as atividades com a visão e os objetivos estratégicos da organização. É neste contexto que o Hoshin Kanri se destaca. Ele é uma metodologia integral que combina […]