Planejamento estratégico é o processo mais utilizado por empresas que buscam crescer de forma estruturada, tendo direcionamento do que deve ser feito, por quê fazê-lo e o resultado a ser conquistado. Costuma envolver a definição das metas, indicação das ações para alcançá-las, estrutura adequada e orçamento necessário.
Planeja-se estrategicamente para utilizar os recursos disponíveis de maneira efetiva aumentando a capacidade de assertividade e êxito da organização.
Segundo Peter Drucker, planejar é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.
Com ele você terá uma análise consistente de toda a organização o que permitirá maior assertividade na tomada de decisões e guiarão os caminhos a serem percorridos. Com o controle contínuo dos resultados, poderá modificar ou manter ações com base no que já foi atingido.
Por fim, possibilita uma comunicação mais clara e, com isso, um maior entendimento e sinergia entre empresas, clientes, público-alvo e colaboradores.
Controle e monitoramento: Realizar reuniões periódicas, onde os gestores se reúnem para fazer a avaliação dos resultados. Em algumas empresas os colaboradores também participam dessas reuniões.
IMPORTANTE: Distribua as metas e indicadores e garanta que todos os colaboradores, do nível estratégico ao operacional, conheçam a estratégia da organização e saibam exatamente o que precisam fazer para atingir essas metas.
Análise SWOT
Conhecida também como Matriz F.O.F.A., é a sigla em para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Estuda o ambiente o ambiente interno da empresa (aquele que você pode controlar) em busca de suas forças e fraquezas, e investiga também o ambiente externo (aquele sobre o qual sua empresa não tem como atuar) para identificar oportunidades e ameaças.
Exemplo:
Cabe a análise SWOT definir como suas forças vão potencializar oportunidades e defender sua empresa de ameaças, e quais fraquezas precisam ser fortalecidas para não ampliarem as ameaças ou prejudicarem o aproveitamento das oportunidades.
Matriz de Ansoff
Método criado por Igor Ansoff, para avaliar a situação de mercado do negócio. Nessa matriz as variáveis estudadas são referentes ao portfólio de produtos e serviços de um negócio levando em consideração se o mercado que está sendo atendido é novo ou já existente, assim como o produto/serviço avaliado é algo novo ou já existente.
Exemplo:
Cada uma das estratégias previstas na Matriz Ansoff pode fazer sua empresa crescer. Tudo depende do momento do negócio e dos produtos e serviços em questão. Se você vai optar por desenvolver novos mercados ou novos produtos, se vai tentar extrair um pouco mais daquilo que já oferece ou se vai se jogar com tudo em uma aventura rumo ao desconhecido, os elementos para essa decisão estão aí.
Em comum, todas estratégias exigem um conhecimento avançado sobre a empresa. Só assim é possível fazer projeções realistas e elaborar um planejamento com maior chance de dar certo.
A3 é uma folha de papel de tamanho 297 x 420 mm. Baseado no método PDCA ( Plan, Do, Check, Act) – Planejar, fazer, verificar e agir, desenvolvido pela Toyota, deve ser aplicado começando pela identificação do problema, buscando a melhoria contínua, gerenciando indicadores e padronizando os processos. O formato A3 facilita o entendimento e define propósitos para uma empresa que busca a excelência operacional. Utilizando essa ferramenta o colaborador é obrigado a filtrar e refinar os pensamentos, de modo que tenha um projeto todo em uma única folha, facilitando a leitura da gerência.
Exemplo:
A3 estratégico
Enfim, é preciso mais do que simplesmente usar ferramentas de gestão, é preciso que elas estejam focadas nas necessidades específicas do seu negócio.
Essa é a época perfeita para realizar o planejamento estratégico da sua empresa. Veja como podemos te ajudar, aqui.
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