(41)98761-7531 (41)3016-4884 contato@gembagroup.com.br

Blog

blod images

A Revolução do Lean Seis Sigma na Tecnologia

O Seis Sigma, com suas raízes em estatísticas e análise de dados, e o Lean, com o foco na entrega contínua de valor para o cliente, proporcionam uma estrutura sistemática para identificar e eliminar defeitos nos processos. Em um ambiente tecnológico, onde a precisão e a confiabilidade são essenciais, essa metodologia se torna uma aliada indispensável.

 

Por exemplo, empresas de software podem utilizar a filosofia para reduzir bugs e falhas em seus produtos, melhorando a experiência do usuário e aumentando a satisfação do cliente. Além disso, a implementação de projetos Lean Seis Sigma pode ajudar a identificar gargalos em processos de desenvolvimento, permitindo que as equipes de TI entreguem soluções mais rapidamente e com maior qualidade.

Outro aspecto crucial é a capacidade de fomentar uma cultura de melhoria contínua. Ao envolver equipes em treinamentos e certificações, como o Green Belt e o Black Belt, as empresas não apenas capacitam seus colaboradores, mas também incentivam uma mentalidade de inovação e resolução de problemas. Isso é particularmente relevante em um setor onde a adaptação rápida às mudanças do mercado é vital.

Bruno Viol, fundador e CEO da Simple WMS, uma consultoria referência em soluções SAP WMS no Brasil, formou-se Black Belt pelo Gemba Group em 2021 e investiu na formação Lean Seis Sigma dos colaboradores de sua empresa.

“A proposta de valor para clientes da Simple é um projeto de sucesso. Isso hoje acontece por alguns diferenciais, um deles é o time ter essa expertise de processo e usar as ferramentas que aprenderam aqui no Black Belt no dia a dia deles, na aplicação dos projetos”, contou Bruno no episódio do podcast Vem pro Gemba.

O Lean Seis Sigma apresenta-se como um complemento para a formação técnica dos profissionais, trazendo habilidades essenciais de projetos e negócios.

“Um time de TI acaba sendo muito técnico e fazer um curso de Black Belt tirou um pouco o pessoal dessa área super técnica. Então, ir pro Gemba, falar sobre processo, levantar dados antes de tomar uma decisão ou propor uma solução fez com que nosso time se diferenciasse.”, explica Bruno.

A aplicação da melhoria contínua pode ser feita com visitas a campo, a procura pela causa raiz, dos 5 Por Quês, aplicação do Diagrama de Pareto e muito mais.

Segundo Bruno, as ferramentas Lean Seis Sigma trazem uma visão mais clara para uma execução otimizada. “São horas de desenvolvimento poupadas, uma solução mais padronizada que você consegue entregar, e o cliente cria também uma maturidade diferente, ele começa a perceber que não é só com TI que ele vai resolver o problema, é TI, é processo, são números, é uma visão mais completa”.

Seis Sigma e Tecnologia na Prática

No podcast Vem pro Gemba, Bruno dividiu alguns cases conosco, entre eles um de otimização de tempo de carregamento.

Em um cliente, o veículo demorava 16h para carregar, com muito desperdício, como diárias adicionais e taxa de frete. Juntamente com o time de melhoria contínua do cliente, a equipe da Simple aplicou seus conhecimentos em Seis Sigma e redesenhou a solução SAP WMS, alcançando um tempo médio de apenas 4h30 no carregamento dos veículos.

 

Vem pro Gemba | Ep.30 - Black Belt na tecnologia e automação (youtube.com)

Comentarios

Enviar um Comentário

Entrar em contato

R. Brasílio Itiberê, 3953 - Água Verde, Curitiba - PR

contato@gembagroup.com.br

(41) 3016-4884