Na era da informação, tão importante quanto ter a informação, é como utilizar a informação e fazer com que ela chegue a um maior número de pessoas.
As empresas utilizam vários sistemas, aplicativos e os usuários, clientes, fornecedores e todos os envolvidos nos processos sejam eles quais forem produtivos, compra e venda, importação, exportação, etc.
Porém os sistemas trabalham com dados de diferentes formas e a comunicação entre eles é fundamental para que a informação flua entre eles e possa ser acessada a qualquer momento e a qualquer lugar.
Para que essa comunicação seja mais eficiente, existem processos, protocolos e recursos padronizados que facilita a troca de dados e possam ser acessados em qualquer lugar.
Entre tantos recursos que são necessários para a conectividade das informações entre sistemas e pessoas, alguns recursos físicos se destacam.
Fibra ótica: Permite transmitir grande quantidade de dados a uma grande velocidade, graças à utilização da fibra ótica, temos uma banda larga confiável e de grande velocidade.
Cabos Subaquáticos: Embora exista hoje em dia uma rede de satélites confiáveis que transmitem sinais de um lado a outro no mundo, os cabos subaquáticos são a espinha dorsal da comunicação entre continentes. A troca de dados no mundo todo é imensa e a internet, e todos os serviços a ela associados, não seria possível sem a utilização de cabos subaquáticos.
Data Centers: Com a grande quantidade de informações a serem trocadas e disponibilizadas mundialmente, é fundamental que essas informações sejam armazenadas de forma segura e com condições de serem acessadas rapidamente. Nesse ponto os data centers têm papel fundamental no armazenamento e disponibilização de dados podendo ser compartilhados entre várias empresas e tornando o Cloud Computing (Computação nas Nuvens) mais acessível a todos, sem a necessidade que cada empresa tenha gastos enormes com servidores, licenças, etc.
Wi-fi: A utilização do Wi-fi possibilitou a mobilidade dos dispositivos, não é preciso mais utilizar cabos para conectar os diferentes periféricos, computadores, notebooks, impressoras, celulares, balanças e uma infinidade de equipamentos podendo com isso permitir a livre movimentação entre vários ambientes, locais, cidades e países.
5G: Embora ainda em fase de expansão no Brasil, o uso do 5G faz com que tenhamos todos os dados na palma de nossas mãos. Podemos utilizar sistemas, enviar e receber e-mails, trocar mensagens, acessar sistemas financeiros e muito mais através do Smartphone. A tecnologia 5G permite uma velocidade e segurança de dados tão grande quanto as redes cabeadas.
Já utilizamos diversos recursos utilizando a conectividade entre sistemas, principalmente com as redes sociais, entre eles:
Bots de Atendimento: Muitas empresas hoje se utilizam dos serviços de Bots de Atendimento, eles proporcionam um atendimento ao cliente com um custo muito menor, mais ágil e oferecendo uma gama enorme de serviços. Os dados utilizados pelos bots, podem estar espalhados entre vários sistemas que conversam entre si e as ferramentas para acessar essas informações, são de fácil utilização pelo usuário, como Whatsapp, e-Mail, redes sociais entre outros.
Emissão de Documentos Fiscais: A utilização de formulários de papel para impressão de notas fiscais, conhecimentos de transporte e outros, a muito tempo não é utilizada, os documentos são gerados eletronicamente e transmitidos aos órgãos responsáveis de forma padronizada permitindo o maior controle das informações fiscais.
Compra e Venda de Produtos: O e-Commerce é o maior exemplo de conectividade, são oferecidos produtos e serviços através de vários canais e o processamento das vendas se dá através de vários sistemas de empresas diferentes, sendo totalmente transparente para o comprador.
Sendo assim é importante ter um planejamento para a conectividade dos sistemas da empresa e fornecer ao cliente informações claras e confiáveis. Para isso alguns pontos são importantes de serem observados e desenvolvidos:
Planejamento: Faça uma análise dos sistemas da empresa, se eles fornecem ferramentas ou métodos para que as informações possam ser acessadas e trocadas
Utilize recursos disponíveis: As redes sociais e outros sistemas muito utilizados por todos, apresentam recursos que facilitam a comunicação entre si.
Gerencie, acompanhe e administre: A troca de informações entre os sistemas, redes sociais e outros, podem apresentar problemas, como são ferramentas que trabalham em segundo plano, os erros que acontecem, podem não ser vistos e o acreditava-se que estava tudo funcionando corretamente, tem problemas. Um cliente pode entrar em contato via Whatsapp mas por alguns problemas essa informação não chega até o departamento de atendimento.
As empresas não são mais uma ilha, hoje é extremamente importante a troca de informações, disponibilizar o acesso a essas informações em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso permitirá uma melhor análise dos dados e ajudará no planejamento de novos projetos.
R. Brasílio Itiberê, 3953 - Água Verde, Curitiba - PR
contato@gembagroup.com.br
(41) 3016-4884