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Gerenciamento Diário – GD a estratégia aplicada e gerenciada na operação

A utilização da gestão visual é a base para o gerenciamento diário, particularmente para mim essa é a principal ferramenta em empresas que buscam ser mais eficientes e enxutas através da transformação Lean, a implantação dessa ferramenta tem como principal objetivo deixar claro como as coisas estão evoluindo, qual o status das entregas e qual o plano de curto prazo, mas o mais importante ainda, é que através dessa prática podemos evidenciar os problemas e iniciar tratativas para que eles possam ser resolvidos. 

 

O Gerenciamento Diário é a forma mais prática e direta para se apresentar a operação quais são os objetivos desdobrados de uma estratégia, essa prática alinha o tático e o operacional de forma simples e direta, para que possamos tornar essa ferramenta eficaz, alguns pontos são importantes, o que se mede deve ter relação com objetivos diretos e claros, o controle deve ser periódico, as reuniões devem ser para resolução de problemas e não para justificativas sobre não entregas, a liderança precisa estar preparada e engajada para conduzir as estratégias e por fim a alta direção precisa perceber o valor dessa prática no dia a dia das empresas. 

 

Atualmente as empresas estão migrando sua gestão visual para o modelo digital, telas de tv onde se apresentam indicadores em tempo real, trata-se de uma boa prática, mas quero chamar a atenção para que o princípio básico não se perca, no gerenciamento diário, além de vermos os dados, é importante que tenhamos a prática de se resolver os problemas de forma constante e rápida, e com isso garantirmos o fluxo contínuo e a melhoria contínua, princípios básicos da filosofia Lean. As empresas que aplicam essa ferramenta conseguem alcançar resultados mais rápidos e descobrem desvios no menor tempo possível, sendo assim reduz-se os impactos e os custos da operação com maior rapidez.  

 

No gerenciamento diário podemos medir o que acharmos adequado, mas é importante que tudo esteja alinhado a requisitos que realmente impactem o negócio, que mostrem cuidado com as pessoas e entreguem valor ao cliente, sendo assim, é necessária uma análise constante, e esteja pronto para entender que o primeiro modelo jamais será o ideal, ele passará por mudanças constantes e essa transformação se dará através do aprendizado organizacional.  

 

Ao colocarmos no quadro de gerenciamento diário as informações que entendemos ser relevantes, algumas delas são imprescindíveis para cada departamento da empresa, em geral devemos alinhar as informações de acordo com as perspectivas do negócio, que geralmente estão alinhados a gestão financeira, pessoas, processos, clientes, atuando nessas frentes estaremos bem próximos de se atender aos principais requisitos, porém a realidade de cada empresa é única e seu objetivos devem ser atendidos de forma direta. 

 

A liderança de uma empresa é o principal responsável pela condução e gestão dessa ferramenta, ela tem a responsabilidade de mantê-la viva e atualizado e através dessa prática levar a empresa a alcançar melhores resultados de forma permanente e contínua.  

 

As reuniões realizadas no quadro de GD devem ser focadas e com tempos definidos, não deve ser local para lamentações ou discussões profundas sobre os temas apresentados, é uma reunião para se analisar as entregas, definir ações de resolução de problemas, apresentar urgências, desvios de segurança e qualidade e visualizar o que deve ser feito hoje, dessa forma estamos alinhados e preparados para se criar um ambiente voltado a melhoria contínua e resolução de problemas.  

 

O gerenciamento diário transforma as empresas, torna os profissionais mais críticos e solucionadores e o seu uso contínuo agrega diretamente no aprendizado organizacional, melhorando a performance continuamente e engajando pessoas em prol de resultados estruturados e contínuos. 

 

A prática constante gera estabilidade básica, organiza movimentação de materiais, define métodos de padronização, faz gestão dos equipamentos e mostra ações relacionadas as pessoas que fazem parte da operação, se mantermos os 4M,s sob controle, automaticamente teremos estabilidade e isso implica em entregas de acordo com o planejado, no tempo certo e na quantidade solicita, atendendo assim as demandas de nossos clientes e colaborando para que os resultados estejam dento do planejado. Utilizar GD é mais que um quadro ou uma tv na parede, tem que ser uma porta para a análise e resolução constante de problemas.  

 

Autor: Marcelo Rodrigues 

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