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HOSHIN KANRI – Planejamento e desdobramento estratégico

A prática de planejamento estratégico está sendo aplicada nas empresas com mais frequência a cada ano, ação necessária e percebida pela alta gestão das empresas, em tempos de grandes mudanças, cada vez mais rápida e disruptiva é necessário que haja um estudo prévio para que se possa ter o mínimo de planejamento e preparação para o futuro próximo, estar atento as mudanças e cenários pode ser diferencial competitivo e direcionar a empresa para melhores resultados e eficiência. 

A prática não precisa ser de alta complexidade, um método adequado e ferramentas específicas já são suficientes para um plano ser desenhado, o importante nesse caso é o nível de profundidade em que iremos mergulhar sobre os pontos críticos do negócio e a clareza que temos sobre o que queremos alcançar como empresa. Isso depende muito das mentes que direcionam o negócio, da leitura de mercado e do conhecimento sobre o valor que entregamos aos clientes.  

A primeira coisa a se fazer é ter clareza sobre a visão e missão do negócio, a essência daquilo que a empresa é, não para suprir requisitos de normas, mas sim para clarificar nossos objetivos, a visão deverá estar focada no ano seguinte com mais detalhamento e uma visão macro com alcance de até 5 anos, essa visão macro poderá ser corrigida e revisada de tempos em tempos, e assim a empresa se aproximará de uma visão mais assertiva a cada ciclo realizado.  

 

SWOT 

A utilização da ferramenta SWOT é imprescindível para um direcionamento adequado, pois ela nos orienta para uma análise de cenários, interno e externo, sugere-se que seja realizada por vários integrantes de níveis estratégicos, táticos e operacionais, assim cada um poderá contribuir de acordo com a sua percepção e expectativa sobre o negócio, os dados alimentados nos servirão de referência para tomadas de decisões no ciclo que se inicia.  

 

SWOT na prática: 

Ambiente interno: 

STRENGHTS – FORÇAS 

Ao analisar as forças, é importante ter conhecimento de seus impactos e relevância para o negócio, uma força pode ser o diferencial de estratégias quando compreendida e direcionada para que o cliente perceba isso como valor, também serve para fortalecer a empresa no confronto direto com seus concorrentes, além de se criar um ambiente favorável para boas práticas e garantida de pessoas felizes realizando suas atividades. 

 

WEAKNESSES – FRAQUEZAS 

As fraquezas nos servem de alerta, inversamente ao item anterior, nos coloca em risco no atendimento as demandas existentes e pontos básicos que muitas vezes não são atendidos, isto claramente traz grande impacto negativo ao negócio e deve ser tratado com urgência e clareza. 

 

Ambiente externo: 

OPPORTUNITIES – OPORTUNIDADES 

As oportunidades de um negócio são inúmeras e muitas vezes obscuras, por esse motivo, muitas empresas não conseguem recriar e se reinventar com o passar dos anos, e os concorrentes muitas vezes caminham a passos largos alcançando novos mercados e novos clientes fiéis, para se ter algo novo em um negócio, é imprescindível que haja um olhar crítico para as novidades e possíveis inovações, ou até novos segmentos dentro do negócio. 

 

THREATS - AMEAÇAS 

As ameaças surgem a todo momento em forma de inovação,  estratégias diferenciadas, novas parcerias de mercado, atualização de produtos e até questões ambientais podem ser classificadas como uma ameaça ao negócio, sendo assim esse tema deverá ser tratado com profundidade.  

O processo de PDE – HOSHIN KANRI foi criado para que o pensamento e as definições do nível estratégico possam chegar até a operação e assim tornar realidade o que se projetou, para que esse fenômeno aconteça, é necessário muito cuidado e atenção aos detalhes, um plano de futuro exige algumas análises importantes, os requisitos devem estar claros, sempre é importante que eles sejam descritos de forma filosófica e quantitativa e inicialmente no nível macro – estratégico, como por exemplo: 

- Faturamento 

- Mercado 

- Mix de produtos 

- Rentabilidade 

- Segurança  

- Processos,etc  

 

As definições, em geral também podem ser direcionadas por 4 perspectivas: 

- Financeira 

- Pessoas 

- Processos 

- Clientes 

 

Essas 4 perspectivas quando bem alinhadas, são suficientes para que possamos planejar e gerir uma empresa em busca de resultados e estabilidade, definir claramente os objetivos dentro de cada uma delas é um passo importante, mas não garante o êxito, para que possamos alcançar nossos objetivos é importante que haja um bom desdobramento para os níveis táticos e operacionais, tendo objetivos claros e ações relacionadas às demandas e necessidades.  

Árvore de desdobramento – essa prática trata-se da metodologia de se desdobrar os objetivos principais em metas por departamentos e por processos, a ideia central é gerar uma conexão e interface que trave as métricas de forma sistêmica, ou seja, o atingimento de partes garantirá o todo, descendo a estratégia e subindo os resultados operacionais.  

Matriz X – A matriz X é uma ferramenta que colabora para a organização das estratégias e definição de responsabilidades, essa ferramenta nos auxilia na definição de objetivos, planos de ações e responsabilidades, podendo ser aplicada para visão de curto, médio e longo prazo e é muito simples de ser aplicada.  

A3 estratégico – A ferramenta A3 é o modelo adequado para se organizar dados e informações de uma estratégia, além de ser simples e orgânica, é uma ferramenta de fácil entendimento e organizada em ordem cronológica, o que facilita o entendimento e as interfaces entre vários A3, esse alinhamento poderá ocorrer em direções verticais, horizontais e matriciais, tornando o processo mais assertivo e direcionado.  

Catchball – Após desenvolvimento dos A3 e seus desdobramentos, a prática de catchball é fundamental para que possamos realizar alinhamentos referente a dúvidas, sugestões e conflitos, essa prática exige atenção e profundidade nas análises e direcionamentos, todos os pontos devem ser tratados até que se tenha um real alinhamento entre as partes e a estratégia macro esteja protegida.  

Após a aplicação dessa metodologia e ferramentas sugeridas teremos uma estratégia desenhada que será nosso norte (Hoshin) a ser perseguido, é imprescindível que durante esse período as verificações sejam constantes e os desvios devem ser corrigidos através de metodologias e ferramentas adequadas, tema que iremos ver em outros artigos (Gerenciamento diário – PDCA). 

Não importa o tamanho e o segmento de sua empresa, ter uma estratégia de futuro é necessário para o crescimento coordenado e rentável.  

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