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MASP

MASP 

Vamos falar sobre resolução de problemas, uma das atividades mais desafiadoras para as empresas e profissionais, não porque seja complexa, mas sim pela falta de conhecimento sobre as técnicas aplicadas e ferramentas adequadas. 

 

O MASP (método de análise e solução de problemas) é um conjunto de ferramentas baseada no PDCA, que serve de base para uma análise técnica e funcional que ao ser aplicada nos direciona para a resolução de problemas de forma corretiva, imediata ou na causa raíz que é o maior objetivo ao aplicarmos tais estudos.  

Fazem parte do MASP inúmeras ferramentas, algumas delas são: 

  • 5 porquês 

  • Ishikawa 

  • 5w2h 

  • 8D 

  • A3, etc 

Todas elas são funcionais, técnicas e cientificas e devem ser aplicadas de acordo com cada problema, a meu ver, o A3 é a mais completa quando utilizada junto a outras ferramentas relatadas acima. Certa vez em uma palestra de um especialista em gestão de qualidade ouvi a seguinte pergunta: 

‘como escolher a ferramenta adequada para solucionar problemas?’ 

E a resposta foi: 

‘’problemas simples exigem ferramentas simples e problemas complexos exigem ferramentas complexas’’ 

Diante dessa resposta eu refleti muito sobre o que foi conversado e me trouxe um entendimento mais adequado sobre o tema e a forma como devemos agir. 

Vamos pensar sobre o seguinte; 

- Imagine uma nota fiscal que foi digitada com valores errados. 

Todos sabem que foi uma falha operacional, portanto não é necessário uma análise profunda sobre o tema, então nesse caso utilizamos o famoso ver e agir, problema conhecido, causa conhecida, mas vamos utilizar esse mesmo problema e imaginar que ele ocorre diversos vezes num mesmo mês e com pessoas diferentes, opa! Isso chama a atenção e merece um mergulho mais profundo nas reais causas, então nesse caso, necessita-se de uma ferramenta mais robusta, e assim por diante, portanto, saber como escolher uma ferramenta adequada já é um grande diferencial para a solução de problemas,  

Os trabalhos que tenho desenvolvido junto as empresas tem me trazido grande aprendizado sobre o tema e fica cada vez mais claro que as dificuldades se originam no modelo de aplicação e conhecimento técnico sobre o problema, uma prática que deve ser levada em consideração é, analisar as ocorrência o mais próximo possível do local e do tempo em que as coisas acontecem, isso favorece o levantamento de dados e as causas estão mais próximas, deixar para resolver problemas após dias do ocorrido, ou em uma sala distante do local não é uma boa prática, e com certeza reduzirá bastante a eficácia. 

Não é possível resolvermos um problema se não tivermos dados precisos e verdadeiros, portanto uma premissa básica é: atente-se aos dados, se eles estiverem corretos, meio caminho está andado para que a resolução aconteça. 

Uma pergunta comum é: - quando entender que o problema está resolvido? 

E a resposta é simples: - quando não houver reincidências após um período, se não se repetir, entenda como eficaz seu processo de análise e ações realizadas, portanto basta apenas replicarmos o processo a cada novo problema que venha a ocorrer.  

A melhoria contínua é o quinto princípio da filosofia Lean, não se trata de grandes mudanças, mas o foco deve ser em evolução continua, controle e ação em caso de desvios, uma estrutura preparada para a aplicação adequada de MASP garante a sustentação desse princípio e traz resultados contínuos.  

A implantação da metodologia MASP deve ser alinhada ao modelo de gerenciamento diário e seguindo os princípios PDCA, as pessoas devem ser treinadas e acompanhadas para que tenham domínio sobre as ferramentas e possam alcançar êxito em suas análises e resolução de problemas, e assim se cria um ambiente favorável e uma cultura de se mostrar os problemas, quando evidenciamos os problemas estamos dando grande passo para a aceitação e resolução contínua, isso cria uma cultura voltada a melhoria contínua e na busca pelas causas e porquês, ou seja, foco no processo, foco nos resultados.  

 

Autor: Gustavo Koller 

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