(41)98761-7531 (41)3016-4884 contato@gembagroup.com.br

Blog

blod images

Quais os passos para se tornar uma Indústria 4.0?

Se tornar uma indústria 4.0 cada vez mais deixa de ser uma opção e se torna uma obrigação. E se tem uma coisa que as aulas de história nos ensinaram é que a Revolução Industrial, do final do século XVIII, transformou completamente o nosso modo de viver. O consumo em massa, a urbanização e o intenso desenvolvimento tecnológico foram moldados por esse movimento e acelerados a partir de então. 

Mas, você já se perguntou por onde começar? O que é preciso fazer?  

Se a resposta é sim, provavelmente você deve estar preocupado em não ficar para trás. Afinal a Internet das coisas, manufatura aditiva, produção autônoma, tudo isso, deixou de ser tendência do futuro e passou a se tornar um diferencial dos negócios.  

 

Ficar para trás não é uma opção!  

 

Preparamos um artigo com 5 passos simples para você começar a ter uma diretriz por onde começar. 

 

1- Faça um Mapeamento total da sua empresa  

A maior preocupação em muitas indústrias brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte é em relação aos investimentos necessários para se adequar à Indústria 4.0. Neste contexto, um mapeamento das suas principais áreas é de suma importância para você identificar os pontos fortes e fracos e redirecionar os investimentos de forma mais assertiva.  

O Gemba Group, mapeia todas as áreas da sua empresa, através de metodologias consagradas, tecnologia e dados, para obter resultados mais assertivos, além de identificar possíveis áreas para redução de custos. 

 

2- Definição de Prioridades 

Após o Mapeamento, é preciso entender os principais funis da sua indústria, definindo prioridades, àquelas que serão o foco dos investimentos iniciais. O Gemba Group, nesse sentido possui profissionais qualificados e comprovados por cases de sucesso, que são capazes de enxergar melhorias em diversas áreas que melhor resolvam os seus problemas.  

 

3- Tecnologia é obrigatória 

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário começar do zero para entrar na era da Indústria 4.0. Muito menos investir valores astronômicos para trocar todas as máquinas da indústria. Na maioria dos casos é possível aproveitar o que já existe no parque industrial, agregando pouco a pouco novas tecnologias. 

Na própria manutenção de rotina, desde que feita por profissionais que possuam um olhar crítico, já é possível entender as melhores formas de agregar tecnologias da Indústria 4.0. 

 

4- Uso de dados 

A Indústria 4.0 envolve sim tecnologias que parecem estar muito além da realidade da maioria das fábricas — como nanotecnologias, neurotecnologias e robôs. No entanto, o principal conceito da Indústria 4.0 basicamente é coletar, analisar e transformar dados em inteligência. Por isso, esse deve ser o foco do seu investimento inicial. Neste contexto o Gemba Group, possui tecnologia de ponta para coletar dados e apontar os acertos e erros. 

 

5- Invista em mão de obra qualificada 

Gradativamente, a Indústria 4.0 exigirá mão de obra muito qualificada e com grande capacidade analítica. 

Inicialmente, profissionais com conhecimento para identificar as prioridades e tecnologias que podem ser agregadas serão fundamentais, investir em universidade corporativa para colaboradores, possui benefícios extraordinário (confira aqui), neste contextos, temos a solução para sua empresa, o Gemba Ensina, com mais de 70 cursos para capacitação em diversas áreas. 

  

Ao seguir os 5 passos com o Gemba Group, as empresas irão efetivamente observar o que está acontecendo com a indústria e compreender todo o cenário interno e externo acerca desses problemas constatados.  

 

Nesta jornada inicial de diagnóstico dos principais problemas, é necessário que a empresa entenda perfeitamente todos os seus processos e como eles se relacionam. 

Ou seja, é preciso ter uma visão 360º e isso pode ser feito com uma equipe interna que deve ser formada para discutir o tema.  

 

Implementar conceitos da Indústria 4.0 é uma tarefa desafiadora. Esse é um trabalho duro e de superação, principalmente na fase inicial. Isso acontece pelo impacto que a mudança digital pode proporcionar para as operações do negócio. Por isso, contratar quem é referência nacional, com cases mais do que comprovados no mercado é de extrema importância.  

 

Gostou do nosso artigo? E quer saber mais como você pode levar melhorias para a sua indústria? Fale Conosco, nossos especialistas estão te esperando!   

 

Comentarios

Enviar um Comentário

Entrar em contato

R. Brasílio Itiberê, 3953 - Água Verde, Curitiba - PR

contato@gembagroup.com.br

(41) 3016-4884