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Tendências para o Universo LEAN 

A filosofia Lean está em constante mutação, ano após ano profissionais e empresas agregam mudanças na forma de aplicação e gestão enxuta e isso torna essa prática cada vez mais importante para a carreira dos profissionais e para a saúde financeira das empresas. 

Ainda há os que pensam que a transformação Lean foi feita para indústrias e que o foco é produzir algo, mas não é, o foco é atender o cliente e gerar resultados para os negócios, partindo dessa lógica, é imprescindível que haja entendimento da real abrangência dessa filosofia e de como podemos fazer uso de suas ferramentas, métodos e princípios para se alcançar o êxito, cientes de que a jornada é longa e desafiadora. 

 

O que devemos esperar do triênio 2024, 25, 26? 

Uma coisa é certa, grandes desafios estão por vir, entre eles, aumento de demanda, falta de mão de obra especializada, troca constante de profissionais e perda de eficiência nas operações, impactando diretamente o cliente e os resultados do negócio.  

 

Pensando sobre isso, quero trazer uma visão sobre esse cenário e lançar o desafio de se antever o que será necessário para que possamos atender com custo adequado e alta performance, para isso vou separar a análise em 4 tópicos: 

- Processos 

- Financeiro 

- Clientes 

- Pessoas 

 

Processos 

Os processos existentes nas empresas são um dos principais pontos de análise necessária para que possamos estar preparados para algo maior, eles devem estar descritos adequadamente e serem aplicados de forma correta, para isso será necessário que eles estejam desenhados e verificados com certa frequência, atuando junto com as empresas e ouvindo dos gestores as suas dores entendo que, sem dúvidas, organizar os processos será diferencial competitivo, por vários motivos, entre eles estão, adequação de equipe de trabalho, distribuição de atividades, performance produtiva, qualidade na entrega, interface entre as pessoas, comunicação assertiva e qualidade de vida. 

 

Os processos, apesar de acontecerem de forma orgânica, precisam estar bem definidos, e em geral estão muito burocráticos e não são facilmente identificados, sendo assim, precisam ser desenhados e corrigidos, com uma visão sistêmica e crítica. A transformação do movimento 4.0 e IA são grandes aliados nessa busca pela alta performance, porém o risco de se enganar e se digitalizar o ‘caos’ é muito grande, portanto devemos ter muita atenção e tratar essa mudança com cuidado e profundidade, o que será diferencial nas empresas no futuro será a velocidade em que as coisas acontecem com qualidade, ou seja, não pode ser somente rápido, tem que ser estruturado e estável, sendo assim, como passo inicial será necessário dominar e escrever claramente o que se faz, e assim sendo, podemos evoluir para algo automatizado e inteligente.  

 

Financeiro 

Não é novidade quando ouvimos dizer que as empresas alcançam ou não êxito em sua jornada de acordo com a forma de gerenciamento de suas entradas e saídas, a maneira de se gerenciar os resultados faz toda a diferença na linha final de um DRE (demonstrativo de resultados), uma gestão superficial ou desorganizada pode causar grandes estragos na saúde financeira das empresa, por esse motivo é importante que a gestão seja adequada e atenciosa, também é verdade que os dados alimentados numa planilha são apenas reflexo do que acontece no dia a dia da operação, e esse ponto se torna primordial na manutenção e obtenção de resultados, para isso, é importante que as empresa desdobrem seus custos para todos os departamentos através de uma árvore de custos e direcione ações organizadas para que um melhor resultado possa ser alcançado, e a parte boa é que na maioria das vezes isso será possível, pois trata-se de ações direcionadas e com alto valor agregado. Conhecer a sua responsabilidade em relação aos custos da empresa é grande diferencial competitivo, pois aumentam as chances de tratativas desdobradas que irão impactar diretamente os resultados, os custos e a gestão financeira passam por muitas variáveis até se tornar resultado, e essas variáveis podem ser gerenciadas de perto e no dia a dia, como por exemplo: 

- Custos operacionais; 

- Problemas de qualidade; 

- Retrabalho no processo; 

- Fluxos inadequados; 

- Demora no atendimento ao cliente; 

- Hora extra; 

- Multas por descumprimentos de prazos;  

- Baixa performance produtiva na empresa; 

- Baixa formação técnica de profissionais; 

- Falta de padrão em processos, etc.  

 

Sendo assim, grande parte dos bons resultados estão na operação e não no fechamento de resultados da empresa, na minha opinião, o êxito está na clareza dos impactos nos números através das áreas e departamentos que os compõem, muito se perde ao longo do fluxo de valor, e como desafio temos a responsabilidade em clarificar esses pontos, e direcionar ações que suportem uma redução e gestão constante, impactando assim diretamente os resultados do negócio, não importa o quanto a empresa fature, o importante é transformar isso em lucros, isso gera tranquilidade para se gerir e crescer, estar atento ao fluxo de caixa pode ser um grande passo para o sucesso financeiro de uma empresa.   

 

Clientes 

Olhar para o cliente não significa somente atendê-lo, é necessário ir além, surpreender, superar expectativas, antecipar demandas e gerar valor para ambos, quando falamos de clientes, naturalmente remetemos ao cliente final, mas essa reflexão vai além disso, para que o cliente final esteja satisfeito, é importante que a relação cliente – fornecedor interno também funcione bem e com qualidade assegurada nos processos, portanto ouvir a voz do cliente tem início dentro de cada empresa, se internamente há esse entendimento, aumentam as chances de se entender o cliente final de forma mais assertiva, fidelizando. 

Entender os clientes finais e atendê-los com eficácia demanda estudo, análise, direcionamentos e boa relação, a demanda em geral é variável, porém há formas de torná-la menos subjetiva, isso exige investimento em tempo e trabalhos, assim como diálogos e entendimento de mercado, dessa forma torna-se mais simples o processo de planejamento para vendas e operações (S&OP).  

Cada colaborador de uma empresa é responsável pela satisfação do cliente, afinal, o produto ou serviço que lhe é entregue passa por processos, que em geral são feitos por pessoas, e essas devem dominar as suas demandas e entregas necessárias para que seja feito dentro dos limites aceitáveis pelo cliente final.  

  

Pessoas 

De pessoa para pessoa, assim as coisas acontecem, o cenário atual traz uma grande demanda de tratamento e correções de rotas quando estamos falando do ser humano, nós mudamos, mas as empresas em geral não, isso traz um gap enorme na relação expectativas x realidade, atualmente as novas gerações anseiam por coisas diferentes do que lhes é oferecido e isso gera grande distanciamento entre empresas e pessoas, as práticas precisam ser repensadas, a relação depende de uma maior aproximação e é imprescindível que haja um engajamento especial para se sanar esse gap, apesar de se parecer contraditório o tema, visto que temos 8% de desempregados em nosso país, segundo fontes do ministério do trabalho, ainda assim há um enorme número de vagas em aberto no mercado, que não são preenchidos por baixo nível técnico dos profissionais disponíveis e desalinhamentos entre o desejo das pessoas e o que as empresas oferecem, tenho visto situações onde o profissional até ingressa na empresa, mas em menos de uma semana ele se desliga por não concordar com a forma de como as coisas ocorrem ou pelo ambiente de trabalho oferecido, isso mostra o tamanho do desafio que temos a frente e o quanto depende de cada pessoas envolvida nesse processo.  

 

Analisando os pontos acima temos a seguinte certeza:  

- Não podemos fazer do mesmo jeito e esperar um resultado diferente.  

 

Autor: Marcelo Rodrigues 

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